sábado, 10 de outubro de 2009

Preços dos combustíveis

Alterações nos preços dos combustíveis poderão ficar mais claras aos consumidores, caso medida que tramita no Senado seja aprovada. A proposta prevê que os postos disponibilizem informações sobre a composição dos preços de venda de cada tipo de combustível. A medida foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura na última quinta-feira (8).
"Se todos os itens da cadeia serão abertos, nós vamos contribuir muito para a transparência ao consumidor final, que vai poder realmente saber o motivo do aumento", analisa o senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que debateu sobre a medida com os demais parlamentares da comissão. A proposta ainda será analisada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
O Projeto de Lei 195/09, do senador Raimundo Colombo, prevê que as revendedoras disponibilizem, em local visível, a lista de preços dos itens que compõem a cadeia do mercado de combustíveis. Para ele, a proposta cria um mecanismo para que os consumidores acabem por ajudar a combater práticas de manipulação de preços e de formação de cartel.
"O consumidor pode desempenhar papel relevante de fiscalização, se dispuser de informações mais detalhadas acerca da composição dos preços dos combustíveis", explica Colombo, de acordo com a Agência Senado.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO