Veneno puro
Os números são assustadores. Que o cigarro provoca câncer todos nós estamos cansados de saber. Ele é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão. Nas estatísticas entram também 10% de fumantes passivos, aqueles que só respiram a fumaça letal.
De acordo com estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), 45 mil brasileiros devem vir a óbito devido à doença neste ano. As mulheres estão mais suscetíveis à doença --elas serão 27 mil desse total.
Segundo o doutor Gilberto Castro, oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, a relação entre quantidade de tabaco e risco de câncer é direta. "Quanto mais tempo e quanto maior a quantidade de cigarro, maior a chance de desenvolver esse tipo de tumor", ressalta Castro. Entre os fumantes, alguns correm mais risco do que outros, por razões ainda não esclarecidas. "Há pessoas mais sensíveis aos componentes tóxicos dos carcinógenos (substâncias que afetam o DNA das células normais do epitélio respiratório, causando mutações em seu código genético)", explica o oncologista.
0 comentários:
Postar um comentário