quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Entrevista com a Ética

Desde criança ouço falar sobre a tal Ética*, essa senhora milenar nascida na antiga Grécia. De uns tempos para cá ela tomou um chá de sumiço. Raras vezes foi encontrada, parece que quase ninguém a quer por perto. Diria até que se tornou persona não grata, principalmente em certos meios.
Como estava disposto a encontrá-la revirei a cidade e a achei em um psicanalista fazendo análise, tentando entender a crise de identidade pela qual está passando.
Ela a princípio ficou relutante, pois ultimamente tem sido muito ultrajada, mas aceitou falar comigo e a entrevista está reproduzida abaixo.

Cronista: Dona Ética qual a razão do seu sumiço?
Ética: Bom, na realidade meu sumiço não é voluntário, as pessoas é que tem me evitado.

Cronista: No seu entender porque isso acontece?
Ética: Eu acho que está havendo uma inversão de valores, onde o “ter” (a qualquer preço) se tornou mais importante que o “ser”.

Cronista: Em qual setor da sociedade a senhora se sente mais discriminada?
Ética: Ultimamente em quase todos os setores, mas sem dúvida alguma, o meio político ganha disparado.

Cronista: Por que a senhora acha isso?
Ética: Meu amigo, você é jornalista, então deve ler os jornais não é mesmo? Saiba que fui praticamente banida do Congresso e do Senado. Para você ter uma idéia de como a situação está preta, aqui em Maringá, por exemplo, não sou muito bem vista na Prefeitura e na Câmara de Vereadores. Mas justiça seja feita, alguns ainda me defendem. São poucos é bem verdade, não devem passar de seis, porém isso me dá esperanças e acredito que nem tudo está perdido.

Cronista: A senhora acredita que possa dar a volta por cima, e voltar a frequentar todos os lugares sem exceção?
Ética: Eu creio piamente nisso. Mas para que realmente aconteça vou precisar de aliados, pois sozinha será muito difícil.

Cronista: Que aliados seriam esses?
Ética: Ah, as pessoas de bem, que sentem indignação frente aos desmandos e ao descaso que são dispensados à população.

Cronista: E como seria essa ajuda?
Ética: Este ano teremos eleições. Isso é um bom começo, votar em quem realmente gosta e tem compromisso comigo, a Ética.

*A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral). Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo-sociedade.

Antonio Santiago

5 comentários:

Marli,  24 de fevereiro de 2010 às 17:25  

Adorei. genial, bem criativo

MARIA CRISTINA,  24 de fevereiro de 2010 às 20:34  

Xiiiiiiii....Esse é um assunto que dá “pano pra muitas mangas”....

Um abraço!

Martinha,  24 de fevereiro de 2010 às 21:43  

Ética: fazer o que é certo mesmo quando ninguem está olhando. Foi dessa forma simples meu primeira conceito sobre ética e que procuro seguir em todos os momentos da vida. Nossos politícos cortam caminho dessa senhora que existe desde sempre, mas que começou a ser comentada séculos atrás. Se os governantes são reflexos de um povo, então estamos à deriva mesmo.

Jan Nazorek 25 de fevereiro de 2010 às 00:27  

Ètica se comparada com os dedos de nossas mãos...O nosso mui amado presidente o cortou de sua mão...E matou dois coelhos numa paulada...
Não tem ética e se aposentou na época...
Jan Nazorek

Marcia,  28 de fevereiro de 2010 às 20:27  

Parabéns pela crítica, Santiago!! Mto bem elaborada. Infelizmente, só conhecemos a tal da ética como disciplina nos bancos da faculdade mesmo.

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO