domingo, 27 de junho de 2010

Nossa Língua Portuguesa

A língua portuguesa é complicada e para não cometermos erros crassos como os exemplificados, veja o que é inadimissível:

Iniciar período com pronome oblíquio. Ex.:

* "Me ajudem, por favor!"
ou "Se arrume!"

Mas no português do Brasil essa é uma colocação, na língua falada.

Em Portugal, prefere-se a ênclise (DEPOIS do verbo -> exemplo: Vejo-o amanhã>) neste caso, e muitos brasileiros ainda querem que escrevamos e também falemos como os lusitanos. Assim:

* "Ajudem-me, por favor"
ou "Arrume-se"

■ Catacrese

Todo emprego impróprio de uma palavra ou expressão, por esquecimento ou ignorância do seu étimo ou da sua origem, constitui uma catacrese.

Ex.:
embarcar num avião -> (embarcar = tomar barca)
marmelada de chuchu -> (marmelada = doce de marmelo)
ferradura de prata -> (ferradura = peça de ferro)
ganhar mesada semanal -> (mesada = pagamento por mês)

■ Não diga:

• Menas (sempre é menos)
• Iorgute (iogurte)
• Mortandela (mortadela)
• Mendingo (mendigo)
• Pertubar (perturbar)
• Trabisseiro (travesseiro)
• Trezentas gramas (é O grama e não A grama)
• Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade)
• Cardaço (cadarço)
• Asterístico (asterisco)
• Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)
• Meia cansada (meio cansada)

E lembre-se também:

• Mal - Bem
• Mau - Bom
• A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar
• O certo é CUSPIR e não GOSPIR
• O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.
• Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino!
• Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.
• O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
• "FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos".
• POR ISSO e não PORISSO.
• "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM" (haver no sentido de "existir" é sempre SINGULAR)
• "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."
• A PARTIR e não À PARTIR
• Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer. (mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, ele, nós, vós, eles")
• Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, etc. e etc.)

1 comentários:

josé roberto balestra 27 de junho de 2010 às 14:59  

Puriss' qu'm'ajudo-me consultan'o dicionário...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO