sexta-feira, 11 de março de 2011

Comunicado

O Sindicato de Jornalistas do Norte do Paraná distribuiu nota oficial contestando as afirmações do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, de que a imprensa estaria a serviço de uma empresa de coleta de materiais recicláveis daquela cidade. Abaixo a Nota Oficial:

O prefeito Barbosa Neto, jornalista que não está no exercício da profissão no momento em que administra a cidade, levantou, na semana passada, suspeitas contra “jornalistas”, que segundo ele, estariam “a serviço” de uma empresa interessada na coleta de materiais recicláveis em Londrina.
O prefeito Barbosa Neto não apresenta provas ou nomes, sequer informa se as pessoas em questão estavam no exercício da profissão de jornalista ou a trabalho de algum veículo de comunicação quando, supostamente, estariam defendendo interesses de uma empresa. Deixar essas questões no ar coloca todos os profissionais da cidade no rol de suspeitos, quando sequer sabemos se realmente acontece o que foi “denunciado”. Colocada desta maneira, uma suspeição sem nomes e fatos pode servir mais para intimidar jornalistas e veículos do que para discutir um problema que eventualmente exista.
As atitudes do prefeito Barbosa Neto vão na contramão daquilo que o jornalista Barbosa Neto sempre defendeu: imprensa livre para fiscalizar o poder e defender o cidadão.
Quanto aos jornalistas, sua atividade é de natureza social e está submetida ao Código de Ética dos Jornalistas brasileiros. Ao jornalista Barbosa Neto, devemos lembrar alguns deveres do jornalista previstos nesse Código: lutar pela liberdade de pensamento e de expressão e defender o livre exercício da profissão.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO