quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pesquisadores da UEM são premiados em Congresso da SBTMO

Foto: divulgação
Pesquisadores de todo o Brasil e de vários países, especialistas em transplante de medula óssea, reuniram-se, no Rio de Janeiro, de 11 a 14 deste mês, para participar do 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO). Durante o evento, Letícia Beltrame, aluna do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia, foi anunciada como vencedora do 1º Prêmio Jovem Cientista, criado em homenagem ao médico Ricardo Pasquini, responsável pela criação do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Letícia Beltrame foi autora de um dos doze trabalhos científicos, selecionados entre os 238 apresentados durante o Congresso, para uma apresentação especial concorrendo à premiação.
O seu estudo está relacionado com a investigação de fatores genéticos, de determinados genes, exercendo influência na manifestação da dengue. Participaram da pesquisa cerca de 95 indivíduos com diagnóstico da doença e um grupo de controle de 172 indivíduos cujo exame sorológico para detecção de anticorpos IgG contra dengue resultou em negativo. Os resultados obtidos sugerem a existência de predisposição genética para o dengue clássico. O trabalho foi orientado pela professora Jeane Eliete Laguila Visentainer.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO