Memórias
Na foto eu, minha mãe, meu tio Luiz Carlos e um amigo da minha familia, o sr. Edmundo. Essa garagem ficava perto de casa em São Paulo. Tinha 5 anos, faz tempo....
O jornalista André Leandro Veneruci relembra um tempo em que a cidade de São Paulo era servida pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos. A CMTC, criada em 1946, sob o Decreto-Lei Municipal constituia a uma empresa de prestação de serviços de transporte público na cidade de São Paulo no prazo de 30 anos. No ano seguinte, em 12 de março, a prefeitura transfere o patrimônio da São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (então responsável pelo transportes coletivos na cidade)para a companhia. A Transferência do patrimônio só se oficializou em 1 de julho inciando as operações da CMTC.
Durante esse período, a CMTC implanta um sistema de trólebus importados dos EUA e Inglaterra colocando em funcionamento a linha São Bento Aclimação. Também são importados uma frota de 200 ônibus Twin Coach e um sistema de linhas de bondes setoriais começa a ser implantado com itinerários que não circulam pelo centro da cidade. A empresa tem 90% de sua frota operada em São Paulo.
A CMTC também é a responsável pela fabricação do primeiro trólebus brasileiro. Em 1968, o sistema de bondes em São Paulo é desativado depois de 96 anos de funcionamento.
A CMTC FOI desativada em 8 de março de 1995, sendo substituída pela SPTrans na gestão do transporte coletivo da cidade.
O jornalista André Leandro Veneruci relembra um tempo em que a cidade de São Paulo era servida pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos. A CMTC, criada em 1946, sob o Decreto-Lei Municipal constituia a uma empresa de prestação de serviços de transporte público na cidade de São Paulo no prazo de 30 anos. No ano seguinte, em 12 de março, a prefeitura transfere o patrimônio da São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (então responsável pelo transportes coletivos na cidade)para a companhia. A Transferência do patrimônio só se oficializou em 1 de julho inciando as operações da CMTC.
Durante esse período, a CMTC implanta um sistema de trólebus importados dos EUA e Inglaterra colocando em funcionamento a linha São Bento Aclimação. Também são importados uma frota de 200 ônibus Twin Coach e um sistema de linhas de bondes setoriais começa a ser implantado com itinerários que não circulam pelo centro da cidade. A empresa tem 90% de sua frota operada em São Paulo.
A CMTC também é a responsável pela fabricação do primeiro trólebus brasileiro. Em 1968, o sistema de bondes em São Paulo é desativado depois de 96 anos de funcionamento.
A CMTC FOI desativada em 8 de março de 1995, sendo substituída pela SPTrans na gestão do transporte coletivo da cidade.




1 comentários:
Eita... andei muito nos azuizinhos... saudade do tempo que eu era da turma do OSMAR (os marmiteiros), eu e a Sônia só nos "fundões" dos "busões". Eu era feliz e nem sabia, né???
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