Sobra festa, falta reflexão
O que significa a comemoração do dia 1º de Maio? Qual o verdadeiro sentido do Dia do Trabalho nos dias atuais? Esse dia em homenagem ao trabalhador que deveria ser um momento de crítica, de reflexão, de uns anos para cá passou a ser motivo de shows, festas e outras celebrações. Ano após ano essa data vem sofrendo uma descaracterização. Até o movimento sindical (Força Sindical) assimilou essa característica. Faz sorteios de carros e apartamentos com apresentação de cantores lotando praças públicas.
E a reinvidicação pelo trabalho, por melhores condições de vida e salário onde fica? Temos que ter em mente que não existe progresso sem trabalho, pois o primeiro é consequência do segundo e um impulsiona o outro.
E citando Émile-Auguste Chartier, "Alain", jornalista, ensaísta e filósofo francês que afirmou que "O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor, se for livre; a pior, se for escravo" acreditamos que todos têm direito a ele para viver dignamente.
Malu Pedarcini
1 comentários:
Há muito que a Força Sindical realiza essas festas no dia do trabalhador. Atualmente até a CUT aderiu às festas, afinal o PT está no poder. Os dias de protesto ficaram no passado. Passei algum tempo achando que existia algo de errado nisso, mas acabei sendo convencida do contrário. Afinal de contas o trabalhador pouco vai a festas, ele não ganha o suficiente para frequentá-las. Acaba indo para o boteco, enchendo a cara de pinga, que é mais barata. Entendi que o problema não são as festas, mas a falta de dinheiro no bolso para fazê-las. O que falta são as boas condições de trabalho e bons salários para o trabalhador escolher onde ele quer ir, se nas festas ou no protestos. Ele deve escolher! O dia do trabalhador deve ser de descanso porque os que lhes restam no ano, são de muita luta e labuta. O que falta a CUT, a Força Sindical e as outras centrais é lutar e brigar mais por melhores salários nos outros dias do ano. Se assim fosse eles poderiam inverter os dias e assim trabalhador seria muito mais feliz!!!
Postar um comentário