quarta-feira, 3 de março de 2010

Artigo de Dom Odilo Scherer

Por Dom Odilo Pedro Scherer*

A Catedral Nossa Senhora da Glória, de Maringá, PR., é um monumento de arquitetura futurista em cimento e ferro, em meio ao verde abundante da bela Cidade Canção; sua estrutura em forma de cone, como se fosse uma espaçonave projetada para o céu, tem mais de 120m de altura, dominando a paisagem de toda a região.
Apesar de espaçosa, no domingo passado, 28 de fevereiro, ela foi pequena para acolher o povo que acorreu para a celebração da Missa, durante a qual Dom Edmar Peron foi ordenado bispo; Dom Jaime Luiz Coelho, Arcebispo emérito de Maringá, de 93 anos de idade, 69 anos de sacerdócio e 53 de episcopado, presidiu a ordenação com tranqüilidade e firmeza. Uma liturgia sóbria e muito bem preparada foi participada com intensa atenção por todos os presentes; muitos sacerdotes e 23 bispos estiveram presentes.

Dom Edmar, nomeado bispo Auxiliar de São Paulo pelo papa Bento XVI no dia 30.12.2010, foi o primeiro sacerdote nascido em Maringá a ser ordenado bispo; é o mais velho de quatro irmãos, nasceu no dia 04.03.1965. Estudou filosofia no seminário maior filosófico de Maringá e teologia no Seminário Paulo VI, de Londrina; recebeu a ordenação presbiteral no dia 21.01.1990, das mãos de Dom Jaime. Como padre, retomou os estudos e fez um mestrado em teologia no Pontifício Ateneu S. Anselmo, em Roma, com especialização em Teologia dos Sacramentos.
Desempenhou as seguintes responsabilidades pastorais na arquidiocese de Maringá: Diretor espiritual no seminário de filosofia, vigário paroquial e pároco em diversas paróquias, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, assessor de diferentes pastorais e movimentos, principalmente da pastoral da Liturgia; Nos últimos três anos, foi reitor do Seminário de Teologia Santíssima Trindade, de Maringá; foi professor de Teologia na PUC–PR, campus de Londrina, e no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina.
D. Edmar tomará posse de seu ofício de bispo auxiliar de S. Paulo dia 14 de março, durante a Missa das 11hs, na Catedral da Sé, e será encarregado de acompanhar, como Vigário Episcopal, a Região Belém. Será acolhido por esta Região Episcopal, na igreja paroquial de Nossa Senhora de Lourdes (Água Rasa), no dia 18.03.2010, às 20h00, onde celebrará a Eucaristia com o clero e o povo da Região. D. Edmar inicia seu serviço pastoral episcopal sob o olhar de São José, especialmente venerado na Região Belém. Como os demais bispos auxiliares, também Dom Edmar terá responsabilidades pastorais de âmbito arquidiocesano, a serem ainda definidas.
Desejo expressar mais uma vez a gratidão de toda Arquidiocese de São Paulo ao Papa Bento XVI por nos enviar o precioso auxílio deste irmão no episcopado. Nossa Igreja particular alegra-se em poder contar com os 6 bispos auxiliares que, estando encarregados como Vigários das Regiões Episcopais, dão o acompanhamento pastoral próximo do clero, dos religiosos, do povo, das organizações eclesiais e das realidades sociais próprias de cada área da Arquidiocese.
Caríssimo irmão, Dom Edmar, seja bem-vindo à Arquidiocese de São Paulo! Com suas capacidades, sua juventude e seu dinamismo, nossa Igreja em São Paulo poderá desempenhar melhor sua missão evangelizadora nesta metrópole e ser sempre mais uma grande comunidade de comunidades de fé, testemunho e ação cristã no mundo; no 10° Plano de Pastoral de nossa Arquidiocese nós nos propusemos a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo mais presentes e ativos, como sal da terra e luz no mundo, em todos areópagos complexos desta cidade imensa e nas suas múltiplas realidades humanas e sociais.
Seu lema episcopal, ut faciam voluntatem tuam - “eis que venho, ó Pai, para fazer a Tua vontade!” (Hb 10,7), indica também aquilo que todos devemos fazer sempre: em tudo, cumprir a santa vontade de Deus, pois a divina vontade é que tenhamos vida em plenitude! Que Deus o abençoe e fortaleça, Dom Edmar, no exercício de seu ministério em São Paulo! O apóstolo São Paulo, que colocou a vontade de Deus acima das vontades e caprichos humanos, seja estímulo, exemplo e intercessor em sua vida e no desempenho de sua missão nesta Arquidiocese, sobretudo na Região Episcopal Belém!

* Dom Odilo Pedro Scherer é Cardeal de São Paulo
Publicado em O SÃOPAULO, ed de 2.03.2010

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO