Mulheres que fizeram a História
Patrícia Galvão (1910 - 1962) mais conhecida como "Pagu", foi uma jornalista, escritora e ativista política. Começou a atuar como jornalista aos quinze anos, colaborando com o Jornal do Brás.
Aos dezoito anos participava do movimento modernista e em seguida do movimento antropofágico, ao lado de Oswald de Andrade, que depois se tornou seu companheiro. Ingressaram juntos na militância política no Partido Comunista Brasileiro, partido com o qual romperam anos mais tarde. Pagu participou de greves, manifestações políticas de protesto e solidariedade, fundando com Oswald o jornal O Homem do Povo que, por proibição da polícia, durou apenas dois anos. Escreveu o romance Parque Industrial, criticando a sociedade paulistana, abordando a condição dos trabalhadores e trazendo uma nova visão da mulher. Feminista, compromissada com a produção cultural, impulsionou diversos grupos de teatro amador e estudantil, assumindo a direção da União do Teatro Amador de Santos, antes dirigida apenas por homens.
2 comentários:
Nossa secretaria de cultura,Flor Duarte, tem que deixar de ler só horóscopo e ler isso urgentemente..rsrsrs
No primeiro semestre da faculdade, um dos mestres pediu que escrevessemos quem gostaríamos de ser e por que, evidentemente, escrevi até os tendões doerem, escolhi pagu, não pela militância, mas sim pela AUDÁCIA DA PILOMBETA! "Sou rainha do meu tanque, sou Pagu, indignada num palanque..."
Postar um comentário