segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres que fizeram a História

Patrícia Galvão (1910 - 1962) mais conhecida como "Pagu", foi uma jornalista, escritora e ativista política. Começou a atuar como jornalista aos quinze anos, colaborando com o Jornal do Brás.
Aos dezoito anos participava do movimento modernista e em seguida do movimento antropofágico, ao lado de Oswald de Andrade, que depois se tornou seu companheiro. Ingressaram juntos na militância política no Partido Comunista Brasileiro, partido com o qual romperam anos mais tarde. Pagu participou de greves, manifestações políticas de protesto e solidariedade, fundando com Oswald o jornal O Homem do Povo que, por proibição da polícia, durou apenas dois anos. Escreveu o romance Parque Industrial, criticando a sociedade paulistana, abordando a condição dos trabalhadores e trazendo uma nova visão da mulher. Feminista, compromissada com a produção cultural, impulsionou diversos grupos de teatro amador e estudantil, assumindo a direção da União do Teatro Amador de Santos, antes dirigida apenas por homens.

2 comentários:

Anônimo,  8 de março de 2010 às 21:28  

Nossa secretaria de cultura,Flor Duarte, tem que deixar de ler só horóscopo e ler isso urgentemente..rsrsrs

LOYRA*SP 9 de março de 2010 às 19:18  

No primeiro semestre da faculdade, um dos mestres pediu que escrevessemos quem gostaríamos de ser e por que, evidentemente, escrevi até os tendões doerem, escolhi pagu, não pela militância, mas sim pela AUDÁCIA DA PILOMBETA! "Sou rainha do meu tanque, sou Pagu, indignada num palanque..."

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO