Sétima arte
Todas essas notícias na mídia sobre o Chile me trouxeram à memória um filme que conta parte de uma época negra da história daquele país. O filme é “O Desaparecido” (Missing), de 1982, do premiadíssimo diretor grego Costa-Gavras. O elenco tem Jack Lemmon e Sissy Spacek, nos papeis principais e conta a história de um jornalista americano que reside no Chile. Um dia, em um restaurante, ele ouve uma conversa entre um agente da CIA e militares chilenos, que deixam claro a participação do governo norte-americano no golpe militar para derrubar Salvador Allende. Com o sucesso do golpe, o ditador Augusto Pinochet assume o poder e o jornalista desaparece sem deixar rastros. A partir daí, vai se desenrolar a busca desesperada do pai (Lemmon) e da esposa (Sissy Spacek) em busca do filho e marido. Depois de muito procurar, a descoberta que o filho foi morto e enterrado em uma das paredes do Estádio Nacional. Vencedor da Palma de Ouro e de melhor ator no Festival de Cannes é um filme extremamente realista, que mostra todo o horror da ditadura chilena, uma das mais sanguinárias da América Latina.
A trilha sonora assinada pelo músico, também grego, Vangelis, dá o toque de suspense neste filme que foi proibido em muitos países, inclusive no Brasil, pois há uma citação de que nosso país teria mandado soldados torturadores para aquele país. O filme ainda faz menção às multinacionais que patrocinaram os golpes em vários países da América Latina, inclusive no Brasil.
Retrato da história recente, recomendado para quem deseja saber um pouco mais de uma época que esperamos que não volte nunca mais.
Antonio Santiago



1 comentários:
Eu também recomendo
Postar um comentário