domingo, 28 de março de 2010

Sétima arte

O filme que vou comentar hoje é bem antigo. Desses que se tornaram raridade. Estou me referindo ao filme “O Cangaceiro”, o primeiro longa-metragem de Lima Barreto, filmado em 1953. Com fotografia em preto-e-branco, este filme foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Premiado no Festival de Cannes, na França, ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora com a música "Olê muié rendeira", interpretada pela também atriz Vanja Orico.
Um grande elenco estrela “O Cangaceiro”. Entre os muitos artistas estão: Milton Ribeiro, Marisa Prado, Alberto Ruschel, Vanja Orico e Adoniran Barbosa.
Com figurino de Caribé e diálogos de Rachel de Queiroz tem cenas antológicas, como quando o grupo de cangaceiros cavalga ao som de 'Mulher Rendeira' em fila indiana subindo um morro. A história foi baseada em Lampião, a maior lenda do sertão, e que junto com sua Maria Bonita e o bando todo, aterrorizou os rincões do Nordeste.
Foi exibido em mais de 80 países, só na França ficou cinco anos em cartaz. Um primor de filme, que vale a pena assistir. Ah, qualquer semelhança do personagem principal com políticos atuais é apenas mera coincidência.

Antonio Santiago

3 comentários:

Paulão,  28 de março de 2010 às 21:44  

Por alguns instantes pensei que se tratasse de dois irmãos políticos aqui da região

Jairo,  28 de março de 2010 às 23:45  

Voces podem me indicar algum filme argentino?

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO