segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fator previdenciário

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse ontem que o governo deve aceitar a substituição do fator previdenciário (índice que reduz o benefício de quem se aposenta mais cedo) pela fórmula 85/95, que dá a aposentadoria integral para quem completar, na soma do tempo de contribuição com a idade, 85 (para mulheres) ou 95 (para homens).
"Há grande possibilidade de o governo apoiar uma fórmula como a 85/95", disse Carvalho ontem, durante a festa do 1º de Maio da Força Sindical com outras quatro centrais. "Sei que ela [presidente Dilma Rousseff] tem simpatia pelo assunto, e nós poderemos chegar a um acordo."
Hoje, um segurado homem com o tempo mínimo de serviço (35 anos) consegue a aposentadoria integral com mais de 64 anos de idade. Com o novo fator, ele poderá ter o benefício integral aos 60 anos de idade.

Fonte: Agora SP

1 comentários:

Jorge, Florianópolis,  9 de maio de 2011 às 18:12  

O atual Fator Previdenciário infelizmente diminui muito as aposentadorias dos que completam o tempo de contribuição exigido e não possuem mais a capacidade contributiva, e induz as pessoas a iniciarem na previdência com idade mais avançada (pois leva em consideração a idade no momento da aposentadoria) o que não é bom para o sistema.

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição deveria:
1. Estimular as pessoas a iniciarem cedo na previdência.
2. Fixar a idade mínima de ingresso e o tempo mínimo de contribuição.
3. Estabelecer uma alíquota de contribuição menor para todas as pessoas que realmente necessitam.
4. Premiar os que ultrapassarem o tempo mínimo de contribuição.

O Brasil precisa de um sistema de previdência mais simples e transparente.

Portanto, a solução mais adequada para o momento seria a substituição do Fator Previdenciário pelo *Fator Incentivo.
*Facultativo aos que completam o tempo de contribuição e desejarem postergar a aposentadoria, recebendo por isto um plus para cada ano a mais de contribuição.

Benefícios do Fator Incentivo: atende as necessidades da previdência sem ferir as expectativas dos segurados e oferece aos contribuintes do INSS a possibilidade de melhorar a aposentadoria.

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO