terça-feira, 31 de maio de 2011

Vem de longe

Você sabe o que é coronelismo?
O coronelismo é uma forma de poder político que ocorre principalmente no meio rural do Brasil. A palavra, surgida no século XIX, vem do título de coronel, que nos meados do mesmo século era dado para pessoas influentes que exerciam esse posto na Guarda Nacional. Porém, a patente de coronel aos poucos deixou de ser usada somente para pessoas ligadas ao serviço militar e começou a designar aqueles com poder político em determinadas regiões. Depois, a palavra passou a indicar proprietários de terras com poderes paramilitares. Muitas vezes, nem eram fazendeiros, mas sempre eram pessoas com prestígio político. O coronel típico assemelhava-se muito ao senhor de engenho da época do Brasil colonial.
Nas duas primeiras décadas do século XX, o coronelismo atingiu seu ápice. Havia, inclusive, hierarquia entre coronéis, um tendo poder sobre outro. As pessoas se diziam "gente" de um ou outro coronel e eram protegidas por eles. Em troca, "pagavam" com lealdade e votos. Os coronéis exigiam de seus "protegidos" votos para o governo, que em troca cedia cargos públicos.

3 comentários:

Maria Aparecida Paiva Gomez (cidinha),  31 de maio de 2011 às 19:05  

Em outras palavras, traduzindo.....
Maringá é governada por um "coroné". Vejam o tanto de cargos comissionados que tem aí em diversas secretarias municipais. Sacola de emprego. Em vez de arrumarem os caminhões de coleta de lixo do município, pagam salários exorbitantes para pessoas que se quer tem competência para administrar o próprio local de serviço.

Quem sofre com isso e a população que tem o lixo recolhido de forma obsoleta, deixando lixo em frente das casas há dias fedendo, exalando o odor da politicagem que é servida nessa cidade para tentar "mostrar" para a população que o sistema é falho, incentivando a terceirização.

AAAaaa lembram daqueles que são protegidos pelo coronel??
Pois bem. Quando os coronéis disputam alguma eleição, os protegidos tem de contribuir finaceiramente $$ para a candidatura do tal. Aquelas festinhas que candidatos, marido e mulher fazem nem aparecem e mandam vídeo chimfrim e ainda servem um banquetão, igual ao que eu sirvo para os porcos no meu sítio, para essa cambada de CC's.
Detalhe, meus porcos se diferenciam desse povo, não se sujam por qualquer coisa.
Ai se eles não forem nessa gloriosa festa senhor Santiago...

Abraços,

Anônimo,  5 de junho de 2011 às 18:21  

Eleitor sem valor responde:
Não precisava ir longe assim para explicar o coronelismo, era só lembrar dos "coroné amassa barro" de Maringá. Eta gente "boa de voto". Mandam na cidade, na região e o povão gosta demais "dos coroné" Por que será? Seremos atrasados, conservadores ou vítimas do século passado? o século dos coronéis?

LOYRA*SP 10 de junho de 2011 às 14:16  

Maringá só??? Isso, infelizmente é atualíssimo!

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO