quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ciclo da Arquitetura prioriza ensino e pesquisa

Foto: divulgação
O V Ciclo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da UEM, que começou ontem (15) e prossegue até amanhã (17), prioriza o ensino e a pesquisa. Durante a solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Dias Silva, comentou que o setor pretende melhorar a qualificação dos professores por meio do projeto de doutorado interinstitucional (Dinter). Os docentes farão o doutorado na USP. Falou ainda sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo que, com dez anos de existência, já é bem conceituado e é um dos mais procurados no vestibular, o que demonstra sua qualidade. O reitor Décio Sperandio salientou a importância de se aumentar o capital social e informou sobre o bom desempenho da UEM. Disse que a Universidade tem conquistado cada vez mais o reconhecimento nacional e que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem sua contribuição na elevação do conceito obtido pela Instituição.
Após a solenidade de abertura, o professor Renato Leão Rego, proferiu palestra sobre o tema abordado em seu livro As Cidades Plantadas. Hoje (16), haverá a mesa-redonda A Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo; e, amanhã, será realizada a mesa-redonda O Ensino do Projeto e a Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. O evento terá, ainda, nesta quinta-feira, a palestra Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, com o professor Geraldo Gomes Serra, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP); na sexta, as palestras Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com o professor Carlos Alberto Martins, da USP; e Ensino do Projeto em Arquitetura, com o professor e arquiteto Guilherme Motta, do Centro Universitário Belas Artes e do Estúdio América/SP.
O evento conta, ainda, com oficinas de pintura, desenho, cenografia e de acessibilidade urbana. Paralelo ao Ciclo, ocorre uma exposição de trabalhos dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM, intitulada 1ª Exposição de Devaneios Artísticos. As atividades ocorrem no câmpus sede e no Crea-PR (avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139). A organização do evento é do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com apoio da Universidade, Crea-PR e Caixa Econômica Federal.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO