sábado, 25 de setembro de 2010

Simpósio discutirá produção de leite sem riscos ambientais

O leite saudável sem riscos ambientais será tema do Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil (IV Sul-Leite), que será realizado, nos dias 14 e 15 de outubro, no anfiteatro do Bloco C-67, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De abrangência internacional, o evento discutirá as atuais pesquisas, principalmente as desenvolvidas no Canadá, onde a UEM mantém convênio.A abertura ocorrerá no dia 14, às 8h30, seguida pela palestra do professor Rodrigo Almeida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que vai falar sobre Adequação da nutrição proteíca visando a excreção mínima de resíduos no meio ambiente. A professora Lúcia Maria Zeoula, do Departamento de Zootecnia da UEM, atuará como moderadora.
O evento ainda terá palestras sobre Incidência de contaminantes no leite da vaca: origem, permanência e riscos para a saúde humana; Qualidade do leite produzido em sistema de produção à base de pastagem; Perspectivas globais da pecuária leiteira, segurança alimentar e qualidade ambiental; Os ácidos graxos do leite e sua relação com a saúde humana; Importância dos antioxidantes no leite de vaca: o caso das lignanas: importância para a saúde humana e o metabolismo das lignanas na vaca; Mitigação das emissões do metano dos ruminantes; Excreção animal e o impacto ambiental; e Resultado da pesquisa com grãos de oleaginosas desenvolvidos na UEM.
O número de vagas para participar do IV Sul-Leite é limitado. As inscrições serão feitas dentro do limite das vagas ou até o dia do evento. Outras informações pelo site www.nupel.uem.br. Os organizadores do Simpósio são a UEM, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Cadeia Produtiva do Leite (Nupel), e do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite – Região – Noroeste.
Os telefones para contato são (44) 3011-8947 e 3011-8960.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO