sábado, 26 de fevereiro de 2011

Projeto sobre visão monocular

O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, reapresentou esta semana o projeto de lei que classifica a visão monocular como deficiência visual no Paraná. A proposta havia sido aprovada em 2008, mas acabou vetada pelo ex-governador Roberto Requião. O veto foi mantido por orientação da bancada de apoio do novo governador do Estado. O projeto reapresentado por Caíto busca amparar as pessoas que apresentam problema de cegueira em um olho, mas por não estarem enquadradas dentro de legislação específica, ficam à margem das políticas públicas de apoio aos portadores de deficiência visual.
A visão monocular dificulta a compreensão das noções de profundidade e distância causando limitações físicas, psicológicas, psicossociais, educacionais e laborativas, além de discriminação social aos usuários de próteses oculares. “Tinha que existir um caminho para atender essas pessoas e também para que se corrija distorções sociais no que se refere aos direitos trabalhistas, de uma vez que deficientes monoculares tem tratamento diferenciado que beira a discriminação”, justificou Caíto.
O Projeto de Lei atende reivindicação encaminhada pela Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular (ABDVM). A proposta vai promover tratamento isonômico com as demais deficiências, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com visão monocular no Paraná.

1 comentários:

jOSÉ lUIZ mIRANDA 17 de maio de 2011 às 20:27  

Por Favor Goberno federal tenha pieidade de nossos queridos monoculares aSSIM COMO EU ACABO DE FICAR E TAMBEM A DERIVA DE TRABALHO PELO FATO OCORRIDO
mIRANDA

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO