quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Piadas da História

De J. C. Cecílio

Me lembrei de uma piada histórica do Brasil republicano que ouvi em outras terras:

A revista Leituras da História (agosto de 2011), traz o artigo de capa "FBI versus Dona Santinha". A primeira dama, Dona Santinha, apelido de Carmela Leite Dutra esposa do presidente Eurico Gaspar Dutra (mandato de 1946 a 1951) - Foi mais "poderosa" e influente da república brasileira. Graças a ela o jogo de azar foi banido e o Partido Comunista foi extinto. Antes mesmo de ser a primeira-dama, já causava constrangimento,  pois o general Dutra era Ministro da Guerra de Vargas e Dona Santinha era simpatizante do Nazismo, durante plena época da 2a. Guerra Mundial.

Piada do passado:

Ai, me lembrei de um amigo holandês, o Sam Meit *, que conheci lá nas Antilhas Holandesas, na ilha de Saint Marteen, em 1995,  que morou no Brasil nos anos 1940-50 em Belo Horizonte e que me contou a seguinte piada:

Dona Santinha, a poderosa primeira-dama, uma senhora fervorosamente católica, muito gorda e de grande estatura, queria a todo custo mudar o Hino Nacional Brasileiro colocando seu nome nele.  Após insistir com ministros, deputados e senadores, um assessor bem espirituoso a convence a não mexer no Hino:
-  Dona Santinha, a senhora já está referenciada na letra do Hino Nacional !
Ela se surpreende e pergunta:
-  Em que verso ou trecho estou inserida na letra do nosso Hino?
Ele bem sacana, responde:
-  Naquela parte onde diz:   "Gigante pela própria natureza ..."

Mais curiosidades:

“Santinha” era viúva do oficial do Exército José Pinheiro Uchoa Cintra, Santinha e Eurico Gaspar Dutra, 15 meses mais velho do que ela, se conheceram na casa do avô do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e se casaram quando ele ainda era 2º Tenente.

* Meu amigo Sam Meit morreu entre 1996 e 1999.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO