terça-feira, 27 de setembro de 2011

Xixi na cama

Crianças costumam fazer xixi na cama com frequência e, além do constrangimento, levam bronca dos pais por não terem procurado o banheiro. Porém, a nefropediatra, Rejane Meneses Bernardes, ressalta que a criança não tem culpa por não conseguir controlar a urina e nem sempre é normal que isso aconteça. Esse distúrbio é chamado de enurese e, segundo a ela, deve ser investigado por um médico, pois pode provocar problemas mais graves. “A enurese pode revelar disfunções de bexiga com fatores de risco para lesão renal”, explica.
Um levantamento realizado pela Clínica Nefrokids em escolas públicas e privadas de Curitiba revela a alta frequência de sintomas que necessitam de uma investigação mais detalhada, como infecção urinária, enurese noturna, escapes de urina na roupa durante o dia e histórico de doença de rim ou de bexiga na família. Dentre 2.159 crianças, 14% têm infecção urinária, enurese noturna ou escapes diurnos de urina. De 575 crianças atendidas pela Clínica, portadoras de disfunção na bexiga, 30% têm refluxo para os rins e, destas, 31% já possuem lesão renal. “É importante que os pais saibam que a enurese é um assunto médico e não psicológico. Com o tratamento é possível prevenir doenças ou lesões futuras, além de melhorar a qualidade de vida e a autoestima da criança”, afirma Rejane.
A nefropediatra explica que, até os 4 anos de idade, as crianças já têm continência total de urina, mas a partir dos 2 anos já possuem o aparelho urinário desenvolvido suficientemente para a retirada da fralda. “A partir dos 5 anos, se a criança ainda não possui controle de urina durante o dia ou a noite, é sinal de que há um problema”. Para Rejane, é preciso acabar com o tabu em relação ao xixi na cama ou xixi na calça. “Diante desses sintomas, os pais não devem reprimir ou sentir vergonha, mas sim procurar um médico”.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO