sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Candidato a deputado

Por Rolando Boldrin*


Sempre que chega uma eleição me vem uma saudade danada do Genésio. Ele era do sertão da Bahia, chegou com uma trupe de migrantes e se acostou lá na minha terra. Genésio devia ter uns 50 anos quando resolveu, por ser muito popular, se candidatar a deputado. É preciso que se diga que era analfabeto de pai e mãe. Apesar de viver há 36 anos em São Joaquim da Barra, não perdia aquele sotaque de baiano da molesta. Isso posto, vamos à campanha política. Nos discursos, ele estava sempre acompanhado, como é natural, por seus cabos eleitorais – sempre tem aquele que dá os palpites apelativos ao pé do ouvido do candidato:
Cabo eleitoral (ao ouvido do Genésio) – Fala da fome, Genésio.E ele falava… Mas o que atraía mesmo a multidão era o bordão que o Genésio usava para abrir cada comício:
Genésio (com sotaque do sertão da Bahia) – Eu sou a fulô que nasceu na Bahia… E veio dá o botão aqui em São Joaquim da Barra.
Era risada geral.Nessas caminhadas discursivas, eis que Genésio chega na cidade de Ituverava.
Genésio – Eu sou a fulô que nasceu na Bahia e veio dá o botão em São Joaquim da Barra. Povo de I-ga-ra-pa-va…
Cabo eleitoral (corrigindo ao pé do ouvido) – Genésio! Não é Igarapava, é Ituverava!
Genésio – Povo de I-tum-bi-ara…
Cabo – Genésio! Você errou de novo. Não é Itumbiara. É Ituverava!
Genésio (ainda no microfone) – Dêxa de sê burro, ô cabo! Pois tu sabe que cidade do interiô é tudo a mêma merda…É claro que o querido Genésio perdeu as “inleição”…
*Rolando Boldrin é apresentador, compositor e ator

1 comentários:

josé roberto balestra 28 de agosto de 2009 às 21:56  

Não quero fazer injustiça com ninguém, mas ainda acho que Rolando Boldrin é, de longe, o maior folclorista deste país! Um gigante nessa arte de declamações e de contar histórias. Nas declamações só conheci outro até hoje: Fiori Gigliotti. Eu era moleque e já chorava ao ouvi-lo...

Belíssima alegoria, Santiago! abs

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO