quinta-feira, 6 de maio de 2010
Caiu fora
O deputado ficha sujíssima Jocelito Canto fez um grande favor ao Paraná ontem. Renunciou a vida pública, não concorrerá a mais nada. Bem que uns e outros poderiam fazer a mesma coisa. Seria uma grande declaração de amor ao Estado.
Leia mais...Expoingá
Começa hoje a Expoingá. Além de muito gado, muita gente, muito sertanejo “universitário” teremos o maior número de políticos por metro quadrado durante dez dias. Se você quiser um apertãozinho de mão ou um tapinha nas costas, apareça.
Leia mais...Aniversário
Qem fica mais "experiente" hoje é a bibliotecária e diretora da Biblioteca da UEM, Ana Estela Codato. Parabéns Estela!
Hoje é o dia do...
Hoje, 6 de maio, é o Dia do Matemático, o Dia do Cartógrafo e o Dia da Coragem.
Leia mais...Propaganda enganosa
Essa tal caravana progressista é poderosa. Eles estão propondo mudanças no estatuto do menor e do adolescente, como se pudessem fazê-las. O nome disso é propaganda enganosa. Outra coisa querem que os pobres comecem a trabalhar as 14 anos. Enquanto isso, os ricos estudam de graça na Uningá, via ProUni.
Leia mais...Perguntar não ofende
O ex-deputado mensaleiro, amigo de fé, irmão camarada do deputado Ricardo Barros, o londrinense José Janene continua se encontrando com Deus?
Leia mais...O sonho acabou
Primeiro foi John Lennon que disse, os atendentes de confeitaria dizem quase todos os dias, e ontem foi a vez do Corinthians ter a certeza de que “o sonho acabou”. Mais um ano na fila pela Libertadores. Eu acho que faltaram algumas contratações, pois depois de Roberto Carlos e Ronaldo, eles bem que poderiam ter contratado Rivelino, Zico, Sócrates, Ademir da Guia.
Leia mais...Gorjeta
Aprovado pela Câmara o projeto que regulamenta a gorjeta voluntária para trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. Agora, a proposta segue para o Senado e, se não houver alteração, deverá ser sancionada. O texto prevê um desconto de 20% do total da gorjeta para pagamento de encargos sociais e previdenciários.
Leia mais...Fator previdenciário
A Câmara dos Deputados aprovou ontem o fim do fator previdenciário, índice que reduz os benefícios de quem se aposenta mais novo. A medida beneficia o trabalhador que deseja se aposentar por tempo de contribuição. Nesse caso, é preciso ter, pelo menos 30 anos de pagamento ao INSS, para mulher, e 35 anos, para homem. Não é exigida idade mínima, mas quanto mais jovem o segurado se aposentar maior será a redução de seu benefício com o fator previdenciário.
Com a eliminação do redutor, quem atingir o tempo mínimo de contribuição poderá se aposentar com o benefício integral independentemente da sua idade.
A proposta de extinção do fator foi acrescentada à MP (medida provisória) 475, que trata dos reajustes dos aposentados que ganham acima do salário mínimo. Essa foi a segunda derrota do governo ontem no Congresso. A primeira refere-se ao aumento de 7,7% aprovado pelos deputados, em lugar dos 6,14% concedidos em janeiro.
A eliminação do fator, proposta de autoria do deputado federal Fernando Coruja (PPS-SC), foi aprovada em plenário com 323 votos a favor, 80 contra e duas abstenções.
Fonte: Agora SP
Homenagem
O cineasta brasileiro Júlio Bressane será o homenageado do 7° Festival de Cinema de Maringá. Cineasta conceituado nasceu no Rio de Janeiro em 1946. Começou a fazer filmes em 16mm aos doze anos de idade. Tornou-se conhecido no mundo do cinema, em 1965, quando foi assistente de produção de Walter Lima Júnior em "Menino de Engenho" e Fernando Campos em "A Viagem". O carioca, que é um digno representante do cinema marginal, fez dois curtas-metragens em 1966 "Lima Barreto, trajetória" e "Bethania bem de perto" co-dirigido com Eduardo Escorel.
Seu primeiro longa-metragem foi logo no ano seguinte (67) “Cara a Cara”. Três anos depois criou a produtora Belair Filmes, em sociedade com o também cineasta Rogério Sganzerla. Juntos e com um sistema de produzir filmes com pequenos orçamentos a produtora foi responsável por lançar vários filmes em pouco tempo de existência. Bressane, que de 1967 até hoje fez cerca de 40 títulos, tem em sua biografia filmes como “A Família do Barulho”, “Brás Cubas”, “Os Sermões - A História de Antônio Vieira”, “Filme de Amor”, “Cleópatra” e “A Erva do Rato”. Com esses filmes Bressane conquistou diversos prêmios, sendo os mais importantes o Prêmio Especial da Crítica no Festival de Veneza de 2001 com o filme "Dias de Nietzsche em Turim" e Prêmios de Melhor Diretor e de Melhor Filme no Festival de Brasília, que conquistou quatro vezes.
Lula sauda participantes da CNBB
Trecho da carta que o presidente Lula enviou à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que está reunida em Brasília para sua Assembleia Geral.
"Neste momento em que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza em Brasília sua Assembleia Geral, tomo a liberdade de lhe enviar minha fraterna saudação, com o pedido de que esta mensagem seja comunicada aos Eminentes Senhores Cardeais, aos Senhores Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, bem como a todos que compõem e participam desta grande Assembleia.
Antes de mais nada, quero cumprimentar a direção da CNBB pela iniciativa de realizar em Brasília, que comemora seus cinqüenta anos, tanto sua Assembleia Geral como o XVI Congresso Eucarístico Nacional. Esses dois eventos, além de honrarem e dignificarem a comemoração dos cinqüenta anos da Capital do País, certamente, por sua densidade espiritual, nos ajudarão na superação da grave crise política e ética que se abate tristemente sobre esta Cidade."
Leia mais.
2.º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública
A cada edição, o Congresso Sul Brasileiro dá ênfase a um tema. Em 2009 “Desenvolvimento e Ética” dominaram os painéis e palestras. Para 2010, a temática definida é "Educação e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".
Um trabalho de pesquisa e análise foi feito pela comissão organizadora junto a municípios, universidades e especialistas para definir os 15 temas das palestras, os 10 casos que serão apresentados e os 3 painéis que abrirão cada dia do congresso. Leia mais...
Improcedente
O ministro auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias julgou improcedente, nesta quarta-feira (5), a representação do PSDB que pedia aplicação de multa ao instituto Sensus Data World Pesquisa e Consultoria por uma pesquisa de opinião sobre as eleições presidenciais.
Na representação, o partido alega que o instituto teria desrespeitado o prazo mínimo de cinco dias, previsto em lei, entre o pedido de registro do levantamento e a data do anúncio dos resultados.
Fonte: Portal Terra
Preconceito
"Se Deus fizesse o homem para casar com homem, não seria Adão e Eva, teria feito Adão e Ivo".
De Emanuel de Albertin, cantor gospel, demonstrando preconceito contra os homossexuais.
Mega-sena
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.176 da Mega-Sena sorteadas nesta quarta-feira.
Os números sorteados foram: 11 - 14 - 21 - 30 - 33 - 49.
Ao todo, 102 bilhetes premiados na quina levaram R$ 23.255,21 cada um. Outros 7.379 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 459,22 cada um.
Projeto Ficha Limpa
O projeto Ficha Limpa teve três propostas de emendas rejeitadas e vai ter sequência na próxima semana quando será votado novamente em sessão extraordinária.
Leia mais...Flamengo elimina Corinthians na Libertadores
Mesmo vencendo por 2 a 1 o Corinthians foi eliminado da Libertadores ontem (5) no Pacaembu. Os gols foram marcados por Davi contra e Ronaldo e Vagner Love descontou para o Flamengo.
Leia mais...quarta-feira, 5 de maio de 2010
Para encerrar bem o dia
Uma versão da música tema do "Fantasma da Ópera". Poesia pura, lindíssima.
Humberto Henrique investiga compra de material escolar
O vereador Humberto Henrique (PT) aguarda o envio de informações da Prefeitura de Maringá para concluir uma investigação sobre a compra de materiais escolares recebidos fora das especificações do processo de licitação. De acordo com denúncia, alguns itens do kit escolar entregues aos alunos da rede municipal são de baixa qualidade.
Em visita ao almoxarifado central do município, Henrique confirmou várias irregularidades. “Cadernos tinham tamanho menor do que o exigido pelo edital e capa com quase a mesma densidade das folhas internas”, exemplifica o vereador.
A Prefeitura deve responder até o dia 12 o requerimento em que Henrique pede informações sobre a homologação da empresa vencedora da licitação. O vereador explica que, de acordo com o edital, se um ou mais itens estiverem fora das especificações, toda a proposta da empresa deveria ter sido cancelada automaticamente. Preocupado com o prejuízo para os alunos e também para os cofres públicos, Henrique ainda encaminhou solicitação ao Ministério Público para que acompanhe o caso.
Diferença grande
R$ 1.338.092,55 era o valor máximo da licitação
R$ 485.000,00 foi o valor oferecido pela empresa vencedora
63,70% é a diferença entre o valor máximo e a proposta vencedora
PT no rádio e na televisão
Começam a ser veiculadas nesta quinta-feira (6), nas emissoras de rádio e de televisão, as inserções nacionais produzidas pelo Partido dos Trabalhadores, de acordo com a legislação eleitoral. As inserções, com duração de 30 segundos, serão veiculadas nos dias 6, 8 e 11 deste mês. No dia 13 de maio irá ao ar o programa nacional do PT, com 10 minutos de duração.
Leia mais...Presente do passado
A cantora portuguesa Teresa Salgueiro cantando um clássico de Tom Jobim e Vinícius de Morais
Para adoção
Estes gatinhos são mestiços de siameses, com olhos azuis. Muito lindos. Quem quiser adotar entrar em contato pelo telefone (44) 8808-8568.
Amarelou
E o urtigão parece que roeu a corda. Notícias vindas da capital dão conta de que Osmar vai mesmo disputar o Senado na chapa de Beto Richa. A se confirmar esse quadro, PMDB e PT deverão marchar juntos. O deputado André Vargas e o ex-governador Roberto Requião, vão ter que se aturar. Pelo menos até outubro.
Leia mais...Salve-se quem puder
Aviso aos moradores de Umuarama, o ainda poderoso e chefe dos mensaleiros Zé Dirceu, estará na cidade por esses dias. Ainda dá tempo de evacuarem a cidade.
Leia mais...Quem te viu, quem te vê
E o PT definitivamente não é mais o mesmo. Ontem o partido emitiu uma nota oficial justificando a sua permanência na mesa diretiva da Assembleia. Há algum tempo atrás, os petistas com certeza liderariam um movimento pela renúncia de toda a mesa. Quem te viu e quem te vê.
Leia mais...A culpa é da imprensa
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Anibelli, encontrou o verdadeiro culpado pelas falcatruas naquela Casa de leis. Pelo jeito ele deve atribuir a culpa à imprensa. Resolveu proibir o acesso e estacionamento para os jornalistas que trabalham na cobertura das sessões. Essa é a transparência, que Nelson, o Justus, prometeu?
Leia mais...Nem chegou a sair
Abib Miguel, o Bibinho, aquele ex-diretor da Assembleia Legislativa, que está sendo acusado por um dos maiores desvios de dinheiro público que se tem notícia, nem bem comemorou o habeas-corpus concedido ontem (4), pela Justiça e foi em cana novamente. Ontem uma mulher, a juíza Lilian Romero, havia concedido o habeas-corpus e hoje uma outra mulher, a juíza Manuela Talão mandou prender novamente. A população agradece.
Leia mais...Álcool ou gasolina
Se você tem dúvidas sobre qual a melhor opção para abastecer o seu carro, veja aqui como calcular o que é mais vantajoso, se álcool ou gasolina.
Leia mais...Botox e tamanho do pênis
Todos nós já ouvimos falar do efeito do botox na estética, mas alguém conhece os efeitos mágicos, tipo, como tornar o pênis maior? Pois foi isso que aconteceu com alguns homens do Cairo, no Egito, que tinham problemas de flacidez no órgão. Leia mais.
Leia mais...Farmácias voltam a vender conveniência
O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Ari Parglender, em caráter liminar, deu ganho de causa as redes de farmácias e drogarias do país que poderão voltar a vender produtos de conveniência. Elas estavam proibidas de comercializar produtos diferentes de medicamentos.
A Anvisa já avisou que vai recorrer da decisão.
Dívida "impagável"
"Se não houver essa negociação [sobre a taxa de juros que incide sobre a dívida], daqui a alguns anos o prefeito de São Paulo vai dar um calote [no governo federal] porque a dívida é impagável".
Do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), dizendo que a dívida do município com o governo federal é "impagável".
Edição especial
No próximo domingo (9), o blog terá uma edição especial, toda voltada ao Dia das Mães. Acesse e opine, pois suas sugestões são muito importantes para que possamos melhorar a cada dia.
Leia mais...Se pirulitou
Nos bastidores da TV, o que corre é que o ex-BBB Dicesar deu uma de Tim Maia. Pressionado para entrar em um quadro do programa "Zorra Total", ainda sem ter terminado sua maquiagem, ele ficou muito irritado e simplesmente deu no pé.
Leia mais...Reajuste para os aposentados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4), o reajuste de 7,71% para aposentados e pensionsitas que recebem mais de um salário mínimo por mês. Todos os partidos votaram pela aprovação do percentual, à excessão do PT que liberou seus deputados para votarem de acordo com as suas convicções. Agora o texto será encaminhado ao Senado para apreciação.
Leia mais...Atualização da Lei Rouanet
O projeto de lei vai substituir a Lei Rouanet, criando um novo Fundo Nacional de Cultura, garantindo que os recursos sejam melhor distribuídos, já que atualmente existe concentração territorial. A nova proposta foi elaborada a partir de um diálogo com todo o país, envolvendo representantes dos diversos segmentos culturais e sociedade civil. De março a maio do ano passado, a proposta esteve em Consulta Pública organizada pelo Ministério da Cultura, e recebeu duas mil contribuições, que foram analisadas e incorporadas ao texto do Projeto de Lei.
O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, deputado Angelo Vanhoni, ressalta que há 17 anos, a Lei Rouanet surgiu como um instrumento legal para promover o setor cultural e propiciou fomento a grande número de projetos. Porém, ao longo do tempo, este dispositivo também apresentou problemas, que hoje se colocam como desafios a esta mudança. “Não podemos deixar de considerar uma série de distorções que neste sistema, desde o seu início em 1995, pois apesar da Lei Rouanet ter injetado mais de R$ 8 bilhões em ações e projetos culturais, identificamos muitas desigualdades na sua utilização”, considerou.
Para Gleisi Hoffmann, a discussão com toda sociedade é fundamental, pois assim, garantiremos a implementação de políticas que atendam da melhor forma possível à demanda da cultura nacional. “O novo projeto vai permitir que os recursos sejam usados com mais critério, beneficiando todo o conjunto da cultura brasileira. Precisamos valorizar a diversidade, ampliando o acesso e o fomento cultural no país, contribuindo para formar uma geração de cidadãos culturalmente ricos”, avalia.
Além de Curitiba, as reuniões públicas serão realizadas em São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Belém, Recife, Rio de Janeiro e Brasília. A finalização dos trabalhos acontecerá durante audiência marcada para o dia 13 de maio. Leia mais...
Diga-me com quem andas...
José Serra, ao que parece, vai ter o apoio do PP e quem está fazendo as articulações é o deputado Paulo Maluf. Como diria minha nona Carolina "Tutti i buoni gente".
Leia mais...Hoje é o dia do...
Hoje, 5 de maio, é o Dia Mundial da Asma, o Dia Nacional do Líder Comunitário, o Dia Nacional de Luta dos Estudantes de Farmácia e o Dia Nacional das Comunicações.
Leia mais...Projeto Ficha Limpa
Com apenas 1 voto contrário, o texto-base do projeto Ficha Limpa, foi aprovado nesta madrugada pela Câmara de Deputados. Foram 388 votos a favor e mesmo o voto contra, segundo o presidente da Casa, teria sido um engano do deputado Marcelo Melo (PMDB-GO).
Hoje a tarde haverá a votação dos destaques.
Habeas-corpus para Bibinho
A Justiça concedeu ontem (4) à noite, um habeas-corpus para Abib Miguel, o "Bibinho", o do escândalo da Assembleia Legislativa do Paraná. Com esta decisão, ele poderá responder em liberdade pelas acusações a que lhe são atribuídas.
Leia mais...terça-feira, 4 de maio de 2010
Uma mulher sem nome
Por padre Orivaldo Robles*
Julho de 2001, já próximo das seis da tarde. Aparece-me uma mulher com duas crianças, uma no colo, a outra caminhando encostada em suas pernas. Para ela nem consigo olhar muito. Meus olhos se fixam nos filhos moreninhos, quase negros. De uma beleza imensa e triste, inocentes demais para fazer perguntas sobre as injustiças da vida.
Ela me pede dinheiro para a conta de energia elétrica: “Não posso deixar cortarem a luz. Vou ficar no escuro com as crianças nesse frio?”. Nos olhinhos do maior vejo a angústia da escuridão na pobre casa.
Mostra-me o talão amassado e poucas moedas conseguidas em peregrinação desde sabe-se lá que hora. Indago onde mora. Pergunta tola, bastava consultar o talão de luz. A casa fica longe.
O correto seria conferir informações, encaminhá-la à assistência social. Mas aonde mandá-la nessa hora? Confrange-me o coração ver no frio os dois anjinhos negros. Falo-lhe dos confrades vicentinos. Irão à sua casa, verão a ajuda possível. Antes – fazer o quê? – dou-lhe o dinheiro. Não resolve, mês que vem haverá outra conta. Mas dou.
Ela ergue a cédula como um troféu e diz ao mais velho: “Agora vamos pagar nossa luz”. Ele me dirige dois olhos imensos de gratidão sincera. Acaricio-lhe a cabeça e prometo: “Ninguém vai cortar a luz de vocês”. Leio no seu sorriso o alívio de uma montanha removida das costas. Insano fardo cedo demais imposto a uma criança entregue à brutalidade de adultos.
Dirijo-me ao menor, no colo da mãe, pensando dar-lhe um beijo. Não chora, apenas se encolhe, piscando os olhinhos e franzindo a testa, como à espera de uma bofetada. Pergunto-me se não virá recebendo do pai agressão habitual e gratuita. Se não estará quitando, desde o berço, o duplo débito da ignorância e da miséria, contraído por outros em seu nome.
E, ao final, terei ajudado, de fato, uma necessitada ou engrossado a lista dos iludidos com encenações montadas para ingênuos de coração mole, como eu? Em países sérios não há lugar para essa dúvida.
Por que não se cria e faz funcionar legislação que assegure, neste país maravilhoso, equilibrada distribuição de renda para todos? Economistas oficiais nos situam como a oitava economia do mundo. Só sete países, em todo o planeta, produzem mais riquezas do que nós. Tanta fartura aqui gerada não consegue dar fim a essa vergonha?
Essa, creio eu, a reflexão que, em vez dos fátuos autoelogios de sempre, deveria preocupar os políticos no Dia do Trabalho.
Ou não é esse o jeito certo de fazer as contas? Os economistas manifestam a rara capacidade de falar o que todos pensam compreender, mas ninguém – talvez nem mesmo eles – entende. É certo, contudo, que o Brasil gera muito mais riqueza do que a necessária para que todos alcancem um nível digno de vida. Para que nenhuma mulher precise arrastar duas crianças lindas, numa tarde fria, mendigando o dinheiro do talão da luz de sua casa.
Que, provavelmente, nem casa é; apenas um barraco miserável.
*Monsenhor Orivaldo Robles é sacerdote na Arquidiocese de Maringá
Origens
O verdadeiro nome do cantor e compositor Lobão é João Luís Woerdenbag Filho. Ele nasceu em 11 de outubro de 1957 no Rio de Janeiro (RJ) e começou sua carreira tocando bateria na banda Vímana, da qual também faziam parte Lulu Santos e Ritchie.
Em 1980, fez parte da primeira formação da Blitz, mas saiu do grupo antes que ele caísse no gosto popular.
Pelos caminhos do mundo
A arquiteta Beatriz Stein, Malu e a fisioterapeuta Ada Heyder no Forte de Nossa Senhora da Assunção, também conhecido como Forte de São João Baptista, em Vila do Conde, no Distrito do Porto, em Portugal.
IR em atraso
O contribuinte que perdeu o prazo para fazer a declaração de ajuste do Imposto de Renda deste ano terá de pagar multa e não poderá mais declarar no formulário de papel.
Para fazer o acerto com o Leão agora, é preciso baixar de novo o programa de declaração no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). A versão 1.1 --que faz o cálculo da multa-- foi disponibilizada ontem.
Não será possível utilizar a versão anterior, e quem já havia preenchido as fichas terá de fazer o trabalho novamente. O programa para enviar o documento está igual.
A multa para quem não enviou a declaração até 30 de abril é de 1% do imposto devido por mês de atraso. O mínimo é R$ 165,74, e a multa máxima --somando os meses de atraso-- é de 20% do IR.
Fonte: Agora SP
Para não fazer feio
Veja o que está na moda e o que não se usa mais nas festas de casamento.
Leia mais...Se Renata
Por Fernanda Fassarella*Se ela tivesse um nome
Deveria
Ser Renata
Serenata
Serena Renata
Se Renata fosse doce
Seria bombom Serenata
Deveria
Ser Renata do amor
Ou doce de leite
De nata
Renata caramelo
Chocolate da Garoto
Serenata
Se Renata fosse música
Seria Serenata
De violões e músicos
Embaixo da janela
Soneto ou sonata
Ser Renata é música doce e nome de amor
*Fernandinha é jornalista em Cachoeiro de Itapemirim e nossa colaboradora
Jogo de interesses
Matéria do jornalista Ricardo Kotscho mostra que agora Orestes Quércia, está de conchavo com o PSDB e do lado de José Serra. O que espanta, segundo o colunista, é que o PSDB foi criado a partir de uma dissidência do PMDB, por alguns políticos do partido que estavam insatisfeitos com os métodos "pouco ortodoxos" de Quércia fazer política.
Leia mais...Pelos caminhos do Brasil
Casa de Anita Garibaldi, a heroina brasileira-italiana, em Laguna, Santa Catarina
Campanha
A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu foi fundada em julho de 1977 pela ex-primeira-dama Léa Leone Vianna e atende atualmente cerca de 900 jovens de comunidades carentes, com idade de 14 a 18 anos. Nos quase 33 anos de atividades, mais de 26 mil adolescentes já foram passaram pela instituição, informa o presidente Hélio Cândido do Carmo.
“Foram milhares de jovens que graças ao trabalho da Guarda Mirim, ingressaram no mercado de trabalho e tiveram uma oportunidade para um futuro digno”, disse. Os vídeos, em média de 15 segundos cada, serão exibidos durante 15 dias. Para receber os recursos, informa Hélio, a entidade abriu uma conta corrente específica na Caixa Econômica Federal – Agência: 0589 - operação: 003 - Conta Corrente: 3919-3. Leia mais...
Espelho meu
Realmente, o que nos espera na campanha eleitoral para presidente não é nada animador, pelo menos no quesito a estética. Porque convenhamos tanto Dilma como Serra, judiam de qualquer espelho. Ainda bem, que a gente vota por competência e isso os dois tem de sobra.
Segurança público em foco
O deputado estadual, membro permanente da comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, esteve reunido em audiência com o coronel Aramie Linhares Serpa, secretário de Segurança Pública do Paraná. Na ocasião foram tratados diversos assuntos da região metropolitana de Maringá, inclusive sobre separar Sarandi e implantar destacamento próprio da PM, criar sistemas de parceria com os municípíos num novo modelo de atendimento da Polícia Militar, entre outras ideias para agilizar e ampliar a estrutura da Segurança Pública no estado. Quinteiro disse que pretende levantar as necessidades em relação a segurança, como já fez em algumas cidades, ouvir os cidadãos, empresários, policiais, delegados e conselhos de segurança, ver o que pode ser feito e buscar medidas eficazes para melhorar a segurança pública para todos os paranaenses e depois tratar desses assuntos diretamente com o secretário de Segurança e o próprio governador.
Leia mais...Perguntar não ofende
Desfaçatez
O ex-cabeludo vereador londrinense, Rodrigo Gouvêa disse ontem após ter tido o seu mandato salvo, que começava a moralização daquela Casa (sic). A população da segunda cidade do estado, não merece isso. Ou merece?
Leia mais...Corporativismo
Graças à atuação do brilhante advogado Guilherme Gonçalves e o espírito de corpo da maioria dos vereadores, foi absolvido ontem, o vereador Rodrigo Gouvêa (sem partido), na Câmara Municipal em Londrina. Ele estava sendo julgado pela denúncia de manter uma funcionária fantasma em seu gabinete. Dois dos nove vereadores que o inocentaram estão sendo investigados pelo mesmo motivo, daí...
Leia mais...Ainda teremos surpresas
Os promotores que investigam a Assembleia Legislativa entraram em um labirinto e está difícil achar a saída. Depois de um morto, agora descobriram uma criança de sete anos que era lotada naquela Casa de leis. Espera-se para os próximos dias encontrar algum animal de estimação também na folha de pagamento.
Leia mais...Caminhando
Não sei se foi à mudança de clima, a recomendação do ministro ou ambas as coisas, mas o fato é que triplicou o movimento de caminhantes no maravilhoso Parque Alfredo Nyffeler. Hoje me senti no Parque Barigui de Curitiba, tal o movimento. Fiquei feliz.
Leia mais...Pudim delicioso
Ingredientes
Pudim:
½ xícara (chá) de farinha de tapioca granulada
½ litro de leite
4 ovos (separados da seguinte forma: 3 gemas, 3 claras em neve e 1 ovo inteiro)
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
½ coco fresco ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
Baba-de-moça:
1 litro de água
500g de açúcar
200ml de leite de coco
4 gemas
Modo de preparo
Pudim:
Para hidratar a tapioca, ferva o leite, retire do fogo e introduza, imediatamente, a tapioca granulada. Misture bem, cubra com uma tampa e deixe descansar em temperatura ambiente por trinta minutos. Em seguida, caramelize uma forma de pudim e reserve.
Coloque no liquidificador as três gemas, o ovo inteiro, o leite de coco e o leite condensado. Acrescente o leite de coco, o coco ralado fresco, a manteiga e, por último, a tapioca hidratada. Bata tudo por cerca de três minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Retire a mistura do liquidificador, despeje em uma vasilha grande e vá acrescentando delicadamente as claras em neve.
Quando a mistura estiver homogênea, coloque-a na forma de pudim, cubra com papel-alumínio. Leve ao forno em banho-maria. Após trinta minutos, retire o papel e mantenha assando por mais trinta minutos. Desligue o fogo quando estiver dourado e espere esfriar em temperatura ambiente. Desenforme.
Baba-de-moça:
Em uma panela, misture a água e o açúcar e leve ao fogo até ferver e obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture o leite de coco e leve ao fogo em banho-maria. Passe as gemas por uma peneira e adicione-as à calda antes de entrar em ebulição. Mexa sem parar, sempre em fogo baixo. A baba-de-moça estará pronta quando a mistura começar a borbulhar na borda da panela.
Romaria do Trabalhador
A temática deste ano foi a mesma da Campanha da Fraternidade, “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6, 24)”, fundamentada na cultura da paz e na construção do bem comum e de uma sociedade sem exclusão.
Após a concentração na praça da igreja matriz de Cruzeiro do Sul, os romeiros seguiram em caminhada por 2 km de estrada até o pré-assentamento do MST, em Paranacity. Em seguida, uma missa foi presidida pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti. Leia mais...
48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil
Está tudo preparado para a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (48ª AG), que será realizada nos dias 4 a 13 de maio, em Brasília (DF). Esta será a segunda vez que a capital federal recebe a Assembleia dos Bispos. A primeira foi em 1970.
Durante 36 anos ininterruptos a reunião dos bispos se realizou em Itaici, município de Indaiatuba (SP), exceto no ano 2000 quando se transferiu para Porto Seguro em virtude das celebrações dos 500 anos do Brasil.
A escolha de Brasília para a 48ª AG teve como motivação o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Brasília, de 13 a 16 de maio. A partir de 2011, os bispos passarão a se reunir em Aparecida (SP).
No encontro deste ano, os bispos vão discutir “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo”, que é o tema central. A Comissão que prepara este tema é presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings.
Entre os temas chamados prioritários destaque para “Comunidades Eclesiais de Base”, que está sendo preparado por uma Comissão de Bispos presidida pelo bispo de Registro (SP) e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom José Luiz Bertanha.
Na pauta constam ainda temas como avaliação das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e da Missão Continental, a questão agrária no Brasil e os 100 anos do Movimento Ecumênico. O arcebispo de São Luis do Maranhão, dom José Belisário da Silva, preside a Comissão responsável pela avaliação das Diretrizes.
O que faz uma paixão
Em repouso, uma pessoa respira, em média, 15 vezes por minuto. Quando está excitada, esse número sobe para 40 vezes. Com isso, o oxigênio circula melhor pelo corpo, isto é, o prazer pode estimular a circulação sanguínea, fazendo com que o sangue leve substâncias nutritivas aos órgãos vitais. As sobras de gás carbônico são eliminadas e o sangue ainda se recicla.
Leia mais...Como é medido
O teor alcoólico de uma bebida é calculado com base na porcentagem de álcool puro presente nela. Uma bebida que possui teor alcoólico 10% vol., por exemplo, tem 10% de álcool em seu volume. Esta mesma medida pode ser expressa em ºGL, com a mesma significação. A sigla é a abreviação de Gay Lussac, o nome de um químico francês responsável por diversas constatações relativas ao comportamento dos líquidos. Em geral, as cervejas se enquadram entre as bebidas de baixo teor alcoólico (menor ou igual a 6º GL), os vinhos e licores são de médio teor (não ultrapassando os 20º GL) e os uísques, vodcas e aguardentes têm alto teor alcoólico (chegando às vezes aos 40 ou até 50º GL).
Leia mais...Retificadora
O contribuinte deve ficar atento ao processamento da declaração do Imposto de Renda que enviou à Receita Federal para conferir se não há pendências que possam levá-lo para a malha fina. O acompanhamento é feito por meio do extrato de sua declaração, consultado no site www.receita.fazenda.gov.br.
Se houver erros, ele poderá enviar uma retificadora à Receita e escapar da malha.
Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, o erro mais comum é omitir ganhos. "A omissão de rendimentos próprios ou dos dependentes é o que mais leva o contribuinte à malha fina", diz.
Fonte: Agora SP
Sem espaço
"Estamos conversando, mas não avançou muito. Tenho vontade de posar para a Playboy, mas ainda não chegamos a um consenso. Enquanto tiver BBB para fotografar, não tem espaço para mim, mas estamos negociando".
Da modelo veterana Luiza Brunet, sobre as novas "musas" da Playboy.
Suspensa liminar
A liminar que determinava a vacinação de toda a população do Paraná contra a gripe A caiu por terra. Ontem (3), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) suspendeu a liminar por entender que se todos fossem vacinados poderia haver falta da vacina para os casos mais complicados, aqueles já definidos pelo Ministério da Saúde.
Leia mais...Macaco olha o seu rabo
"O PSDB de 2010 é um partido diferente do PSDB de 2005. Agora, critica Lula por ter convertido o 1º de Maio em evento eleitoral. Antes, fazia a mesma coisa."
Do colunista Josias de Souza, na Folha Online.
HIV e gravidez
O governo vai estimular portadores de HIV que queiram ter filhos a engravidarem. Ministério da Saúde está fazendo um documento em que explica como o casal pode proceder para engravidar com o menor risco possível. Leia mais.
Leia mais...segunda-feira, 3 de maio de 2010
Alice no País da Alucinação
Por Fernanda Fassarella*
Ah, Alice! Eu bem sabia desde o início que essa sua teimosia em flutuar te levaria até aí. Aquela atitude sempre pacífica diante dos fatos, aquela mania de perdoar aos santos e aos impuros, aquela insuportável auréola crescendo a seu redor. A energia pura emanando e fortalecendo a aura violeta. Ah, quantas vezes foi preciso dizer, em vão, que o mundo não é de algodão e que país das maravilhas não existe? O mundo, Alice, tem pedras, e elas machucam de vez em quando. Elas às vezes te fazem cair. Não, eu não sou assim pessimista, você bem sabe. Mas viver só na fantasia é perigoso. Você agora pode ver. Agora você está aí, presa em seu labirinto, sem saber se come o bolo ou bebe o suco. Às vezes cresce, e amadurece como jabuticabas no verão. Mas de repente fraqueja e o medo te expõe, então você chora rios e navega na solidão. Ah, Alice! Você nunca teve medo do desconhecido. Mas olha, isso hoje é grande risco. Não para nós, de sangue aventureiro, mas para os outros a preocupação pesa demais, menina. Eles, que não vivem como a gente a liberdade de caminhos novos, temem! E por isso eu te peço fortuitamente um pouco mais de juízo em seus devaneios. Uma trégua para respirar ar puro e real. A realidade é inconveniente mas necessária em certos períodos. Diminua de vez em quando os seus chás da tarde, que é pra não perder a cabeça - a sua e a dos outros - e não se iludir com o coelho. Aquela bebida do chapeleiro maluco te força ao delírio, minha doce criança. E a fumaça de mato incandescente da lagarta Clodovil do cogumelo, ah, ela não me engana! Aquilo ali, minha princesa, alucina. E por isso mesmo é fascinante e te convence. O paraíso fantástico para onde é levada é estrada sem volta se você não se cuidar. A mente alucinada desiste da realidade. Moderadamente, viver te faz bem. Em excesso, a vida derruba e você cai no precipício sem fim. É aí, na queda, que chega o coelho e te apressa a viver. Que nada! Não se deixe enganar. Ele se chama tempo. E a vida, a vida deve seguir seu curso sem corredeiras, como um minguado rio de degelo das montanhas nevadas. Quando você começar a ver sorrisos demais, Alice, e também gatos listrados e dentes no ar, gargalhadas flutuantes, pare! Oh. Que chá que nada! Aquele líquido poderoso que te fez achar a saída para a estrada iluminada quando esteve trancafiada na casinha pequenina tinha nome. Rá rá rá. Lembra a sensação de lentidão quando ouvia as conversas do mundo lá atrás da porta minúscula, parecendo uma vitrola a 45 RPM? E a impressão de estar em uma daquelas casas de espelho, ora aumentando os pés e encolhendo o corpo, ora desenvolvendo excessivamente a cabeça e diminuindo as pernas? Quanta ingenuidade você leva consigo ainda, Alice. E eles, os personagens do país maravilhoso, eles estão aí pra te levar. Eles sabem de você, sabem do seu coração puro. Você é presa fácil. Não seja boba! As cartas foram distribuídas e o jogo já começou. Prepare-se, Alice. Chegou a hora. Comece a jogar. Não espere pela rainha de Copas para ganhar a partida e seguir viagem. Acorde para o mundo real antes que anoiteça. Cresça. Sozinha. A Dinah ainda arranha seu rosto para te trazer à tona. Abra os olhos. É sua chance. Você tem exatos 3 segundos. Um. Dois. Três. Alice, você agora está no país da alucinação. Porque uma dose sempre é bem vinda para viver.
*Fernanda é jornalista em Cachoeiro de Itapemirim e nossa colaboradora
Pelos caminhos do mundo
Lauro Heyder, funcionário aposentado da Receita Federal, Malu e a fisioterapeuta Ada, no Palácio Imperial em Viena, Áustria.
Lágrimas
embaçaram meus olhos
correram quentes
correram rápidas
não esperaram
de meus olhos se jogaram
meu rosto tomaram
e rolaram...
em meus lábios pausaram
e entraram
e os salgaram...
continuaram...
e os amargaram...
no fim do caminho da face
caíram...
no colo se espalharam
e secaram.
Antonio Santiago
Propaganda eleitoral 2
Por outro lado, José Serra participou de um congresso evangélico em Santa Catarina, orou muito e pediu votos. Nada demais, se o evento não tivesse sido pago pelos partidos que o apoiam, portanto propaganda eleitoral também. Como diz a minha tia de Bituruna, nesse filme não tem mocinho, só bandido.
Leia mais...Propaganda eleitoral
E Lula continua desafiando a Justiça Eleitoral. Ele fez campanha descaradamente para Dilma nas comemorações do Dia do Trabalhador. As principais centrais sindicais CUT e Força Sindical montaram verdadeiros palanques para a ex-ministra.
Leia mais...Armadilha
O pedágio pode baixar 30% no Estado, mas o preço por isso deve ser salgado. Pelo acordo que estaria sendo costurado, em troca da redução as concessionárias teriam os contratos renovados por mais 25 anos, sem nenhum licitação. Uma medida paliativa agora, um grande pepino para nossos filhos e netos. É bom a população ficar de olhos bem abertos.
Leia mais...Presentão
O maior presente que os trabalhadores ganharam em seu dia, foi a decretação da prisão dos ladrões da Assembleia Legislativa pela Justiça do Paraná. Eles vão ficar em cana mais alguns dias e já tem deputado com insônia.
Leia mais...Salta um óleo de peroba
Uma das beneficiadas do programa ProUni, Milena Colombari, quase fez os telespectadores chorarem, ao dizer ontem para todo Brasil em rede de televisão, que no ano passado passou necessidades, tais como não ir à praia, por exemplo. Ô dó! Em tempo. O papaizinho dela é dono de um buffet e cobra os tubos por algumas horinhas de festa.
Leia mais...Em rede nacional
E Maringá está cada vez mais conhecida nacionalmente, e sempre de uma forma negativa. Primeiro foi pelo lixo jogado nas ruas, depois pelo desrespeito por falta de alguns pelos os que têm necessidades especiais e agora três jovens de classe média aparecem no país todo, por estarem sendo beneficiadas por bolsas de estudos que seriam destinadas aos mais pobres. Belisa Stival, Camila Colombari Medeiros e Milena Lacerda Colombari estão no quarto ano de Medicina na Uningá, uma faculdade particular com sete mil alunos, estudando às custas de dinheiro público. Nada a comemorar.
Leia mais...Primeira eleitora
Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, de Mossoró (RN), foi a primeira eleitora inscrita no Brasil em 1928. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento se iniciou fazendo que outras mulheres também tirassem o título.
Leia mais...Afasta de mim essa culpa!
Quem nunca teve sentimento de culpa que atire a primeira pedra! As mulheres principalmente, são as campeãs nesse quesito. Se sentem culpadas por trabalharem fora e ficarem longe dos filhos. Se sentem culpadas quando acaba um relacionamento. Se sentem culpadas se não conseguem conciliar vida pessoal e profissional. Resumindo: culpa! Culpa! Culpa! Mas como resolver isso? Veja aqui os principais fardos que assolam nossa vida e como enfrentá-los, sem culpa.
Leia mais...Previsões
Se depender das previsões do pai de santo Robério de Ogum, Dilma Rousseff, pode se considerar eleita. Ele diz: “ela é a nova presidente. Não estou dizendo que eu acho, eu digo, ela é”.
Quanto ao tucano José Serra ele afirma que a sitação está nebulosa. “Ele traz pessoas junto a ele que, politicamente, estão muito desgastadas, com baixa energia. O karma político dele está pesado por conta das pessoas que estão em volta dele”, conclui.
Turma da Mônica na TV
A Turma da Mônica vai estrear na Globo em julho. Os personagens de Maurício de Souza serão exibidos em desenhos já produzidos e inéditos nas manhãs de sábado, por volta das 10h e terão a duração de 15 minutos.
Leia mais...Época ruim
"A política que eu fiz foi coerente com o que eu sempre pensei e defendi. Foi um tempo da minha vida ao qual eu me dediquei com muita força. A política não me faz falta, mas não foi uma época ruim. Hoje eu continuo fazendo as coisas que eu gosto, com mais tempo. Acho que levo uma vida boa. Eu me lembro de quando eu completei 60 anos e as pessoas brincavam que estava velho, um sexagenário. Aí eu criei uma resposta que ainda vale para hoje: “quem cria nasce todo dia”."
Trecho da entrevista de Jaime Lerner ao blog Conexão Brasília, de André Gonçalves.
Sexo nada seguro
Pesquisa feita por multinacional fabricante dos preservativos Durex, relata que entre 26 países pesquisados, o Brasil é o segundo onde as pessoas mais praticam sexo. Mas, e a camisinha, é usada? Por muito poucos. Apena metade dos homens casados se protege e as mulheres ainda são menos conscientes neste sentido, só 29% fazem sexo seguro.
E o mais grave disso tudo é que entre as pessoas com relações estáveis no Brasil, 16% traem o parceiro. Cerca de 60% dos homens e 75% das mulheres dizem que não usaram preservativo na "pulada de cerca", segundo dados do Ministério da Saúde.
Pele de cordeiro
"É essa ausência de visão do Brasil que lhes falta, embora, às vésperas da eleição de outubro, o governador José Serra se esforce para mostrar que é popular e que “é nordestino desde criancinha”. Todos sabemos que não é bem assim e, se eleito presidente, é capaz de passar uma gilete no mapa do Brasil, dividindo-o ao meio e isolando as regiões ricas das regiões pobres (leia-se Nordeste), esquecendo-se de que também somos brasileiros.
Aliás, esquecer é o que ele faz agora com um vídeo de sua presença no famoso comício na Central do Brasil, em 13 de março de 1964, na condição de presidente da UNE, quando, de braços dados com “esquerdistas” como Brizola, Miguel Arraes de Alencar, e João Goulart, defendia as não menos famosas “reformas de base”. Depois de 46 anos, vestido em “pele de cordeiro”, Serra finge que jamais esteve no evento, buscando, com isso, não desagradar a alta classe média do Sudeste, que o apoia de olhos fechados.
Em recente entrevista, Ciro Gomes disse que “Serra é mais feio por dentro do que por fora”, razão por que não titubeará em dar uma “giletada” no mapa do Brasil e dizer que nunca esteve no comício da Central do Brasil.'
De João Lyra, ex-deputado federal, em sua coluna no O Jornal de Alagoas.
Aquilo
"Não dá mais para querer prender bandido. Ele vai olhar pra minha cara e dizer: eu vi aquilo da senhora na playboy".
Da ex-policial e BBB 10 - a baiana Anamara Barreira de Brito, que posou para a edição de maio da revista Playboy.
Hoje é o dia do...
Hoje, 3 de maio, é o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e o Dia Internacional do Sol.
Leia mais...Vai tremer
"Vamos dar um basta na tucanagem no nosso Estado. Temos um candidato com bigode, que vai fazer tremer o chuchu. O picolé vai tremer".
De Marta Suplicy dizendo que Aloísio Mercadante vai desbancar o candidato tucano, Geraldo Alckmin, que na campanha presidencial ganhou o apelido de "picolé de chuchu."
Maus hábitos causam envelhecimento
Um estudo desenvolvido na Grã-Bretanha concluiu que quatro maus hábitos combinados pode favorecer o envelhecimento nas pessoas por cerca de 12 anos. Os cientistas alertam que fumar, beber em excesso, não praticar nenhuma atividade física e uma dieta errada podem fazer com que a aparência fique envelhecida, mas o mais grave é o risco para a saúde, que estes hábitos podem causar.
Leia mais...domingo, 2 de maio de 2010
Biblioteca
“Vidas Secas” é considerada, ao lado de “Memórias do Cárcere”, uma das maiores obras do escritor alagoano Graciliano Ramos. O livro traz personagens inesquecíveis como Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e Baleia, a cachorra, que parece ter mais sensibilidade que a família em si. Publicado em 1938 retrata a dura vida do retirante nordestino lutando pela sobrevivência e fugindo das intempéries da seca. Graciliano faz uma crítica social à miséria do sertão nordestino e como o próprio nome do livro diz “Vidas”, sugere abundância e “Secas”, tem o sentido de penúria, de falta.
É impossível ficar imune à emoção dos personagens, secos como o clima, que quase não falam e onde a cachorra Baleia faz contraponto à animalização da família. É a vida no sertão, sem chuvas, sem perspectivas, um caminhar sem fim, fugindo sem destino de um destino inglório.
Um livro que deveria ser lido por todos os brasileiros.
Malu Pedarcini
Ruim
"Essa decisão é muito ruim. Não queremos impunidade e sempre lutaremos contra leis que proíbem investigações e punições".
Da sul-africana Navi Pillay, principal autoridade para direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), condenando o desfecho do julgamento sobre a Lei da Anistia e pedindo o fim da impunidade no Brasil.
Santos campeão paulista
Com um jogo cheio de emoção o Santos sagrou-se campeão paulista mesmo perdendo pelo placar de 3 a 2.
Leia mais...Pelos caminhos do mundo
A arquiteta Beatriz Stein, a esteticista Luísa Cabeleira e Malu, na Piazza San Pietro, no Vaticano
Sétima arte
Por Luiza Marcon Costa*
Baseado no romance homônimo de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica” é um clássico do cinema, um filme a frente de seu tempo. Realizado por Stanley Kubrick no ano de 1970 (foi seu primeiro roteiro solo) o filme, que é atualíssimo, diga-se de passagem, traz duas formas de violência. A ancestral, natural do instinto humano e a violência do Estado, esta amparada pela lei e que se justifica em nome da preservação do status quo e do controle do coletivo.
O espaço é uma Londres futurista. O protagonista, nosso anti-herói Alex, é um jovem de classe média, apaixonado por Beethoven e líder de uma gangue de garotos sem nenhum objetivo ou perspectiva maior, cuja principal atividade é fazer arruaça e praticar uma violência urbana exacerbada, saindo sempre impunes. O grupo se vale da linguagem “nadsat”, uma invenção de Burgess no livro também usada por Kubrick e que dá um caráter totalmente único a Alex e aos seus “drugues”.
Tudo muda quando a gangue faz uma vítima fatal e Alex, traído pelos companheiros, é detido pela polícia. Na prisão ele fica sabendo do Método Ludovico, uma medida do Estado que promete eliminar o ímpeto violento dos detentos, devolvendo-os à sociedade em quinze dias. Alex então se submete voluntariamente aos testes, uma verdadeira lavagem cerebral com sessões de cenas chocantes e violência contínua. Tudo isso ao som da 9ª Sinfonia. O resultado é um robô, um instrumento nas mãos do Sistema que sente repulsa pela mais branda imagem de violência e incapaz de ferir uma mosca. De volta à sociedade, Alex é renegado pela família, humilhado por seus antigos drugues e vingado pelas vítimas do passado.
Os elementos do filme, tal como as músicas, figurinos e cores são exagerados e hipnóticos como se fossem ingeridas muitas doses de “moloko”, uma espécie de droga usada pelo protagonista-narrador, possivelmente mostrando a sua visão do mundo.
Para muitos, “Laranja Mecânica” supera “2001-Uma Odisséia no Espaço” sendo o primeiro, considerado a obra-prima de Kubrick.
*Luiza é estudante do curso de Letras na UEM e futura cineasta
Do túnel do tempo
A série, da Rede Globo, "Shazan e Xerife" teve início em 1972 e terminou em 1974. Mostrava as aventuras dos mecânicos Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) pelo mundo. Eles usavam como transporte a "camicleta", uma mistura de caminhão e bicicleta, e viviam procurando a peça mágica que possibilitaria a construção de uma "magrela" voadora. O seriado usava uma linguagem com elementos do circo e veiculava mensagens educativas. Uma das frases que mais marcou o programa foi a de propaganda da rádio Jaburu: "A Rádio Jaburú, a única que não dá xabú". Em seu aniversário de 25 anos, o diretor Walter Negrão, que participou da concepção do programa, quis homenageá-lo colocando Shazan e Xerife para fazer uma participação especial na novela "Era Uma Vez...." (1998). Leia mais...
Fausto Silva faz 60 anos
Hoje é o aniversário do apresentador Fausto Silva, ele faz 60 anos. Ele começou a carreira em 1984 com o programa "Perdidos na Noite", na TV Gazeta, passou um breve período na Record e em 1989 foi para a Rede Globo, onde permanece até hoje.
Leia mais...Eleição 2010
Quem quiser tirar o título de eleitor ou transferir seu local de domicílio, saiba que o prazo termina no dia 5 de maio. Esse também é o limite para aqueles que precisam alterar os seus dados pessoais na Justiça Eleitoral. Para efetuar a mudança é necessário comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral de sua cidade munido dos seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for renovação), certificado de reservista (para os homens) e protocolo do atendimento on-line (se houver solicitado inscrição ou transferência anteriormente pela internet).
Mais informações ou dúvidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br), no campo Título Net.
Final do Paulistão
Hoje, às 16h, o Santos enfrentará o Santo André hoje, no Pacaembu. O jogador Neymar foi liberado e participará do jogo. O time alvi-negro pode perder por até um gol de diferença, pois na primeira partida ganhou de 3 a 2 e leva vantagem por ter feito a melhor campanha.
Leia mais...Mais empregos
"Estamos comemorando o projeto na Câmara dos Deputados que propõe as 40 horas de jornada de trabalho, que pode gerar mais empregos".
Do presidente Lula, ontem, na comemoração pelo Dia do Trabalhador.
Aposentadoria e atividade insalubre
O segurado do INSS que trabalhou em algum tipo de atividade insalubre antes de 1991 poderá conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição mais rápido.
Uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) permitiu que um segurado do Rio Grande do Sul conseguisse aumentar o tempo de INSS para obter a aposentadoria por tempo de contribuição, que exige 35 anos de pagamento, para homens, e 30 anos, para mulheres .
Isso porque o INSS, na hora de converter o tempo especial (trabalhado em condição insalubre) em comum, utilizou um índice menor do que a Justiça considerou devido. A decisão foi publicada no dia 12 de abril, no "Diário Eletrônico da Justiça".
Fonte: Agora SP
Hino da Ficha Limpa
Revoltado com tanta bandalheira o compositor e produtor musical Nelson Motta fez este hino com arranjo de Liminha. É uma marchinha e segundo o autor deve ser cantada em ritmo da música "Cidade Maravilhosa".
É hora
de pôr pra fora
nossa opinião
bandido é pra cadeia
não é pro Congresso não
(bis)
Ficha no lixo
se lixa pra nós
suja a democracia
rouba do povo e compra eleição
pra não ir para a prisão-ão-ão
É hora
de pôr pra fora
nossa opinião
bandido é pra cadeia
não é pro Congresso não
Festival Universitário de Música Popular Brasileira
Quem quiser participar da terceira edição do Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá, o Acorde Universitário, pode ir afinando os instrumentos. O prazo de inscrição vai de 10 a 18 de maio. Podem se inscrever somente pessoas ligadas a uma das instituições de ensino superior de Maringá. Cumprido esse requisito, qualquer categoria pode inscrever sua música. Seja professor, aluno ou funcionário da instituição.
Os inscritos passarão por uma seleção, na qual serão classificadas as 30 melhores músicas, que serão apresentadas durante o Festival, entre os dias 6 e 8 de agosto, no Oficina de Teatro da UEM. Para esta edição do Acorde Universitário, a premiação chega ao total de R$ 7 mil em dinheiro, a ser distribuído entre várias categorias. A música vencedora levará R$ 2,5 mil.
Para conferir o regulamento do Acorde acesse o website www.uem.br/pec/dcu/acordeuniversitario3. O acesso estará disponível a partir da próxima semana. As inscrições serão aceitas pelo endereço eletrônico: acordeuniversitario3@yahoo.com.br. Outras informações na Diretoria de Cultura da UEM, telefones (44) 3011-3878 e 3011-3880.
Reflexão
"Aqueles que são portadores de sentimentos de homossexualidade ou bissexualidade são dignos do nosso maior respeito".
(Chico Xavier)
Mãe de Marcelo Dourado em pose sensual
A mãe do vencedor do BBB10, o lutador Marcelo Dourado, fez um ensaio sensual onde fotografou vestida com lingerie e em pose provocante em frente a jaula de um leão. Rose Porto Alegre já tinha afirmado anteriormente que o seu sonho é posar nua para a revista Playboy. Leia mais...
Lealdade
“É com muito orgulho que, quando eu deixar a Presidência, vou continuar morando no mesmo apartamento, na mesma distância do sindicato que me projetou para a política e das empresas onde fiz as greves mais maravilhosas desse País. E o que mais vai me dar orgulho é que vou poder levantar de manhã, encontrar qualquer trabalhador e dizer para ele: bom dia, companheiro. Porque eu fui leal”.
Do presidente Lula, discursando para trabalhadores que comemoravam o 1º de maio.
Improcedente
A Justiça do Rio julgou, na sexta-feira (30), improcedente a ação que 815 garis daquela cidade moveram contra a Band. O processo foi porque o jornalista Boris Casoy fez um comentário preconceituoso no "Jornal da Band", em 2009. Cada gari pedia R$ 4.080,00. O advogadodos garis vai recorrer.
Leia mais...O trabalho dignifica
Por Dom Anuar Battisti*
O Dia do Trabalhador, primeiro de maio, marca a data da dignidade de trabalhar com dignidade. Esse dia se caracteriza com manifestações das mais variadas. No entanto, a marca registrada é a de um grito de louvor a Deus por nos ter dada a missão de “ganhar o pão com o suor do próprio rosto”, ou seja, ninguém deve viver de favores e sim da dedicação a uma tarefa da qual vem o sustento com dignidade.
Ao mesmo tempo, é um dia de um grito de clamor pelos inúmeros desempregados e excluídos pelo sistema capitalista, cuja economia é baseada no capital e não na solidariedade.Por isso, nesse ano a Campanha da Fraternidade nos lembra que um só é o Senhor, ao qual podemos e devemos servir. “Não se pode servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).
*Dom Anuar Battisti é arcebispo de Maringá
sábado, 1 de maio de 2010
Viajar é preciso
Viajar é uma das melhores coisas da vida. E viajar para adquirir conhecimento é muito mais interessante. Aqui alguns destinos que vale a pena conhecer. Desses sete, eu já conheço quatro deles e garanto que vale muito a pena.
Malu
Festival Maio no Palco - UEM
Acontece a partir de hoje (1º), até o dia 30 de maio a Oficina de Teatro na UEM. As atividades começam sempre no sábado às 21 horas e nos domingos às 20 horas. Hoje e amanhã haverá a apresentação do "Auto de 99%", de Vianinha. Durante todo o mÊs haverá mais espetáculos como
"Helena', de Machado de Assis, nos dias 8 e 9; "Festival de Esquetes", dias 15 e 16; "Medidas Contra a Violência", de Bertold Brecht, dias 22 e 23; Música & Dança, de 27 a 30 entre outros.
A promoção é parte das comemorações dos 40 anos da UEM. Os ingressos custam R$ 5,00 e os estudantes pagam R$ 3,00. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4380.
Reestreia
O jornalista Luiz Fabretti, do Programa Paraná Noticias, retornará a TV Maringá, Rede Band, nesta segunda-feira (3), diariamente, a partir das 7h30, com muitas informações atualizadas. O Fabretti vem a cada dia ganhando mais espaço entre os noticiosos maringaenses.
Leia mais...Sobra festa, falta reflexão
O que significa a comemoração do dia 1º de Maio? Qual o verdadeiro sentido do Dia do Trabalho nos dias atuais? Esse dia em homenagem ao trabalhador que deveria ser um momento de crítica, de reflexão, de uns anos para cá passou a ser motivo de shows, festas e outras celebrações. Ano após ano essa data vem sofrendo uma descaracterização. Até o movimento sindical (Força Sindical) assimilou essa característica. Faz sorteios de carros e apartamentos com apresentação de cantores lotando praças públicas.
E a reinvidicação pelo trabalho, por melhores condições de vida e salário onde fica? Temos que ter em mente que não existe progresso sem trabalho, pois o primeiro é consequência do segundo e um impulsiona o outro.
E citando Émile-Auguste Chartier, "Alain", jornalista, ensaísta e filósofo francês que afirmou que "O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor, se for livre; a pior, se for escravo" acreditamos que todos têm direito a ele para viver dignamente.
Malu Pedarcini
SASC (Sem Assistente Social no Comando)
Com relação a uma postagem que fiz aqui durante a semana sobre a ausência da secretária de Ação Social nas reuniões do CMDCA , um atento (atentíssimo) leitor me alerta que Rosa Maria é formada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com pós-graduação em Cooperativismo com ênfase em Organização do Quadro Social, pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/ PR. Não vou entrar no mérito da competência, mas o fato é que ela não é Assistente Social. E se levarmos em consideração que a Ação Social é o calcanhar de Aquiles, de quase todas as administrações municipais do país, a coisa fica destoante. Mas isso com certeza é fruto de acordos políticos feitos antes das eleições, e quem sofre as consequências é a população e os funcionários de carreira que são comandados por CCs , indicados pelo critério político,e com raríssimas exceções, técnicos. Lamentável, para uma administração que diz crescer com cidadania.
Leia mais...Saudades
Hoje faz 16 anos que ele morreu e depois disso as manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas. Ayrton Senna, um dos melhores pilotos de Fórmula 1 do mundo, morreu em 1º de maio de 1994, em um acidente durante uma corrida em Imola, na Itália. O Brasil ficou órfão naquele dia. Lembro-me que eu estava na França e os jornais e a televisão de lá ficaram semanas falando no assunto. Teve até programação especial em homenagem a ele.
Malu
Nas ondas do rádio
Estou indo agora para a minha terapia do final de semana, o programa Resumo Semanal, na Rádio São Francisco 105,9 -FM, agora com duas horas de duração, para desespero dos ouvintes. Se você não tiver o que fazer e quiser saber dos acontecimentos da semana de uma forma bem divertida, ouça-nos.
Leia mais...O último condenado
O último acusado da morte da missionária Dorothy Stang, o pecuarista Regivaldo Pereira Galvão, mais conhecido como "Taradão", foi condenado ontem no Pará a 30 anos de prisão, por ter sido um dos mandantes do crime, ocorrido em fevereiro de 2005.
Leia mais...André Vargas participa de homenagem aos trabalhadores
O deputado federal André Vargas (PT-PR) participou ontem (30), da homenagem ao trabalhador promovida pela Prefeitura de Paraíso do Norte à convite do prefeito Beto Vizzoto (PT).
Hoje (1º), quando é comemorado o Dia do Trabalhador, o deputado participa da 17ª Festa de Emancipação Política e das homenagens aos trabalhadores do município de Santa Mônica, também no Noroeste do Estado. Também neste sábado, ele comemora com os trabalhadores de São Carlos do Ivaí.
Já no domingo (2), Vargas estará na festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Itambé e depois segue para Borrazópolis para a Festa do Trabalhador da Paróquia Imaculada Conceição, onde participa de almoço com cidadãos e o prefeito Padre Osvaldo (PT).
Crédulo
"Nesse caso, seremos nós que indicaremos o candidato a vice. Sei que é importante atrair mais partidos para a nossa coligação, mas isso não significa que vamos mudar o que foi publicamente combinado. E eu acredito na palavras das pessoas".
Do presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), rechaçando qualquer possibilidade da coligação ter um candidato do PP para vice de Serra.
Alma gêmea
Com a afirmação de que Michael Jackson foi sua alma gêmea, o executivo da indústria farmacêutica, Jason Pfeiffer, confessou que teve um caso amoroso com o cantor nos seus últimos meses de vida. Ele disse que eles se conheceram em 2008 no consultório do dermatologista que ambos frequentavam e se apaixonaram.
Leia mais...Niemeyer continua internado
O arquiteto Oscar Niemeyer, de 102 anos, ainda encontra-se internado no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro. Ele foi hospitalizado no último domingo (24), para tratar de uma infecção urinária.
Segundo o seu médico, Dr° Fernando Gjorup, seu estado de saúde é delicado, por causa da idade avançada, mas Niemeyer está respondendo bem ao tratamento.
Pudim de mandioca com coco
Ingredientes
Calda:
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de água
Pudim:
4 ovos
2 xícaras (chá) de mandioca ralada
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
50 g de coco queimado ralado
Modo de preparo
Calda:
Coloque a água e o açúcar em uma fôrma refratária de anel. Leve ao microondas por 4 a 5 minutos na potência alta, até obter uma calda. Espalhe a calda e aguarde a fôrma esfriar. Reserve.
Pudim:
Bata as claras, adicione as gemas e bata mais um pouco. Adicione os ingredientes restantes, exceto o côco queimado ralado, e misture até formar uma massa homogênea. Despeje a massa na fôrma reservada e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta.
Retire do microondas, tampe e aguarde 30 minutos. Desenforme e decore com o côco queimado ralado. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.
"Altos papos"
"Peguei meu chápeu, fui para debaixo da árvore’... [Agora] não falam mais só disso. Hoje é: Você finge que me odeia, mas no fundo paga pau. É um papo jovem, que está na boca da molecada”.
Do pseudo-sertanejo Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, explicando a "profundidade e complexidade" das letras das suas músicas. Salvai-nos Jesus Cristinho!
Soltou o verbo
Rosane Collor, a ex-mulher do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello, põe a boca no trombone e faz um desabafo: "Fui ameaçada várias vezes e continuo tendo medo. Na minha família todo mundo sabe: acontecendo algo na minha vida, culpo exclusivamente o Fernando".
Leia mais...Lula e Dilma festejam Dia do Trabalhador
A agenda do presidente Lula e de Dilma Rousseff conta com dois eventos hoje, em comemoração ao Dia do Trabalhador. Ambos acontecem em São Paulo. Pela manhã eles participam da festa organizada pela Força Sindical e pela Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). À tarde, o presidente vai ao evento promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).
Leia mais...Inacreditável
Acredite se quiser! Uma americana de 72 anos vai se casar com o neto, de 26 anos e ainda por cima quer ter um filho dele, por meio de uma barriga de aluguel. Pearl Carter, a avó, se diz apaixonada pelo neto, Phil Baile, desde quando tinha 46 anos. Ela teve uma filha na juventude que foi dada para adoção. Quando esta filha morreu ela foi atrás do neto e desde então não se separaram mais. Agora eles vão se casar e pretendem gastar uma fábula, cerca de US$ 54 mil em uma inseminação artificial, que será feita em uma barriga de aluguel. Pearl afirma que tem uma vida sexual bem ativa com o neto e ele retribui dizendo que ama Pearl e que sempre foi atraído por mulheres mais velhas.
Leia mais...Hoje é o dia do...
Hoje, 1º de maio, é o Dia Mundial do Trabalhador, um feriado comemorado em muitos países e o Dia da Literatura Brasileira.
Leia mais...Promoção aérea
A empresa aérea Azul vai inaugurar um novo voo saindo de Campinas com destino à Cuiabá com preço promocional, a partir de R$ 129 por trecho, para viagens de ida e volta.
Leia mais...Posse responsável
A Spam promoverá neste sábado, 1° de maio, um evento educativo - de Posse Responsável de Animais de Estimação - e de Fiscalização de Maus Tratos - no Pet Shop Strong Dog, na Av. Pedro Taques, 1496, das 9h às 13h. Haverá, também, adoção de cães e gatos.
Romaria do Trabalhador
A Romaria do Trabalhador na Arquidiocese de Maringá em 2010 será realizada nos municípios de Cruzeiro do Sul e Paranacity e terá como tema a mesma temática da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano: "VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO" (Mt 6,24) .
A Romaria chega a sua 21ª edição com o objetivo de “colaborar com promoção da economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”, como propõe a CF 2010.
A Romaria do Trabalhador pretende ser um espaço para a proclamação do sonho de uma nova sociedade, a partir de um novo modelo econômico e de novas relações sociais. Este objetivo está alicerçado na Fraternidade Universal, dentro de uma ordem econômica que seja capaz de gerar vida, indo além da “espiritualidade” individualista e do consumismo.
A concentração acontece às 13h na praça da Igreja Matriz de Cruzeiro do Sul. A Santa Missa presidida pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, às 16h no pré-assentamento do MST em Paranacity.



































